3 de abril de 2010

Lugares 'mal-assombrados' viram lenda em SP

Lugares 'mal-assombrados' viram lenda em SP
Capital paulista tem fama de abrigar fantasmas em igrejas, prédios e monumentos. Edifício Joelma e Castelinho da Rua Apa estão entre os lugares que viraram turísticos.





Carolina Iskandarian Do G1, em São Paulo


Já imaginou passar as férias visitando casas e castelos mal-assombrados? E passar por um uma praça que já foi palco de enforcamentos em público há séculos? Em São Paulo, tudo isso é possível. A capital reúne lugares com fama de abrigar fantasmas e quem descobriu o filão fez disso roteiro turístico. Entre as construções que causariam arrepios estão o antigo Edifício Joelma, onde quase 200 pessoas morreram em um incêndio há 30 anos, e o Castelinho da Rua Apa, cujo risco de desabamento por má-conservação é iminente.


Com problemas cardíacos e neurológicos, o aposentado José Roberto Viestel, de 71 anos, ainda sente um aperto quando passa em frente ao Edifício Praça da Bandeira, no Centro. Durante anos ele trabalhou no prédio comercial que, à sua época, chamava-se Joelma. O nome mudou, mas a história não.



“Só vejo o prédio quando vou ao Hospital do Servidor, onde me trato. Nem gosto de olhar porque perdi muitos amigos”, conta Viestel. No dia 1 de fevereiro de 1974, um curto-circuito em um dos sistemas de refrigeração provocou um incêndio de proporções imensas. O fogo destruiu o edifício e a imagem de pessoas se atirando do alto das janelas para fugir das chamas correu o mundo, virou um estigma. O prédio comercial passou por reformas, mudou de nome, de cor, mas há quem jure que as almas dos mortos ainda passeiam pelos corredores do Joelma. Viestel acha tudo besteira, mas ri quando diz que tem certa participação nisso. “Depois do incêndio, muitos curiosos iam visitar o prédio. Como os bombeiros esqueceram alguns caixões, eu os jogava de um andar mais alto. Todo mundo corria de medo e eu achava engraçado”.

Para fugir do fogo, 13 pessoas acabaram morrendo dentro do elevador. Como não foram identificadas, surgiu o "mistério das 13 almas". A elas seriam até mesmo atribuídos milagres. Mas a fama sinistra do Joelma vai além. Antes de o prédio ser construído, houve um assassinato naquele local. Um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no poço dos fundos da casa. Quando o caso foi descoberto, ele se suicidou. Falar da tragédia é complicado para Viestel, que dedicou parte de sua vida ao trabalho no Joelma. Ele era o gerente do estacionamento e lembra que foi acordado quando avisaram sobre o fogo. Da sua parte, diz que fez o que pôde. “Eu testava as mangueiras (de incêndio) uma vez por semana. As minhas estavam em perfeito estado. As dos bombeiros começaram a falhar. Até emprestei para eles”, conta.


Os relatos de prédios e construções sinistras em São Paulo vão além. Passam pelo Palácio da Justiça, onde, segundo o guia de turismo "ouvem-se choros e barulhos de pessoas condenadas que se dizem injustiçadas". Cruzam também o famoso Edifício Martinelli, no Centro, por onde “desfilaria” a alma de uma loira (a loira do Martinelli). Nem a Câmara dos Vereadores foi poupada e estaria povoada de espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário