Literatura

Atualmente diversas referências poderiam ser tomadas como base identificadora da cultura obscura. Como menção literária, no entanto, é inquestionável a relevância que o Romantismo, movimento literário de fins do século XVIII, teve, como célula originária, inspiradora, daquilo que hoje poderíamos nomear literatura obscura.
‘As características do romantismo na literatura são decorrentes de uma visão de mundo centrada no individualismo. Esse individualismo se traduz em: liberdade de criação; insaciedade humana; heróis grandiosos; evasão; senso de mistério; reformismo e o “Mal do Século", uma vertente do romantismo, que é característica da segunda geração romântica inspirada pelos poetas europeus, principalmente Lord Byron.
Nossos poetas vão cantar os amores impossíveis, o desejo pela morte, a indecisão entre a vida de liberdade ou religiosa, e a incompreensão do mundo, aliada ao desejo de evasão. É o que Fagundes Varela chamou de “a escola de morrer jovem”. Destacam-se nessa segunda geração os fervorosos versos do próprio Fagundes Varela, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.’
Além desses poetas nacionais outros escritores que podem ser citados como de grande influência para o nosso conceito atual de "literatura obscura" são o próprio Lord Byron, Edgar Allan Poe, Howard Phillips Lovecraft, Horace Walpole entre outros que não necessariamente pertencem ao grupo de poetas ou escritores românticos, mas que com seu senso de mistério e obscuridade são também aceitos e apreciados por aqueles que têm atração pelo sombrio.

Links 

Horace Walpole
Junqueira Freire



A primeira lista de “Livros Proibidos” foi adotada no V Concílio de Latrão em 1515, então confirmada no Concílio de Trento em 1546 e sua primeira edição data do ano de 1557 como Index Librorum Prohibitorum e oficializada em 1559 pelo Papa Paulo IV, um homem considerado controverso e restritivo. A 32ª Edição publicada em 1948 incluía quatro mil títulos censurados.O Index Librorum Prohibitorum é uma lista de publicações proibidas que foram consideradas heréticas pela Igreja Católica Romana, no ano de 1559 no Concílio de Trento, o Papa Paulo IV (1555-1559) em seu último ano de pontífice instituiu oficialmente na “Sagrada Congregação da Inquisição” a censura das publicações.

Esclarecendo as coisas. Esta seção da página NÃO se propõe a listar todos os livros que históricamente foram incuídos no Index Librorum Prohibitorum - o que seria um esforço hercúleo - antes faço uso do termo para listar livros que de uma forma ou de outra o senso comum atual poderia identificar como de natureza obscura. Ainda assim eis um link para um site com a lista de alguns livros proibidos do Index Prohibitorum. Index of Prohibited Books from the Roman Office of the inquisition, 1559.
Necrópole - Vol. 2 - Histórias de Fantasmas - pdf -
Necrópole - Vol. 3 - Histórias de Bruxaria - pdf -
Demônios de A a Z - pdf -
Estudo vampírico - um estudo em vermelho -
O Livro de Ouro - pdf -


Os links e informações desta página são atualizados regularmente