28 de março de 2010

O GATO PRETO

Dos muitos assuntos que por sua natureza poderíamos considerar como sendo de conotação sombria sem dúvida a superstição está entre as que mais fascinam o imaginário popular. tendo este assunto por mote muitos escritores decidiram desenvolver suas histórias envoltas neste tema, e assim foi com Edgar Allan Poe em sua obra: O gato preto.




"... Era um animal extraordinariamente grande e belo, todo negro e de espantosa sagacidade. Ao referir-se à sua inteligência, minha mulher, que, no íntimo de seu coração, era um tanto supersticiosa, fazia frequentes alusões à antiga crença popular de que todos os gatos pretos são feiticeiras disfarçadas. Não que ela se referisse seriamente a isso: menciono o fato apenas porque aconteceu lembrar-me disso neste momento."




O conto traz a história de um homem cuja mudança de humor o transformara num homem violento tendo por alvo de seu ódio o gato protagonista de sua história e uma série de acontecimentos que levam a um final surpreendente e digno dos contos de Edgar Allan Poe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário