23 de dezembro de 2010

Biografia de Fagundes Varela

A postagem abaixo é uma reprodução do texto de Fernando Rebouças. artigos & website do autor.


"Luís Nicolau Fagundes Varela nasceu em Rio Claro, estado do Rio de Janeiro. Estudou direito em São Paulo, não era apegado à vaidades, andava com roupas desalinhadas e aparência mal cuidada. Expressava em seu semblante a dor de um homem poeta do mal-do-século.
Em vida era um sofredor, alcoólico, e mal realizado na vida emocional. Casou-se duas vezes, não tinha tino para qualquer trabalho, o seu ofício de coração era a literatura, na qual se liberava em poesia.
Não gostava de viver na cidade, dava preferência à boemia do campo, depois de São Paulo, transferiu o curso de Direito para Recife. O poeta Fagundes Varela participou da segunda fase da poesia romântica, mas em suas obras já pronunciava características da terceira fase posterior, quando expressava solidariedade acima de sua dor individual. Sabemos que a terceira fase da poesia romântica ficou marcada pelo condoreirismo
e cunho social das poesias de Castro Alves.
Em sua poesias, Fagundes Varela, mantém-se no lirismo amoroso, religiosidade, exaltação da natureza e o mal-do-século. Renova o período poético ,no qual participa, incluindo temas de caráter social e abolicionista, porém tornou-se mais conhecido por seus poemas líricos, no fim da década de 1860, era considerado o maior poeta vivo, apesar de não conseguir viver de poesia.
A perda do filho do primeiro casamento inspirou-lhe escrever o poema “O Cântico do Calvário”. Morreu aos 34 anos, na casa dos pais, em Niterói."

Extraído do site infoescola.com
Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário