18 de dezembro de 2010

Nunc est bibendum

Nunc est bibendum.
Se você costuma acompanhar o blog, provavelmente já deve ter visto em algumas postagens um marcador com esta expressão. O significado desta expressão com certeza não é conhecida de todos e por isso mesmo eu faço aqui a minha mea culpa e procuro explicar o seu significado.
Esta expressão vem do latim e sua tradução é: "Agora é beber.". Com estas palavras Horácio convida os seus contemporâneos a festejarem a vitória romana na batalha de Actium*. Normalmente emprega-se esta locução quando se quer comemorar algum acontecimento auspicioso, ou seja, um feito digno de ser celebrado, no entanto aqui no blog eu utilizo esta expressão para me referir às bebidas que tenham algo de obscuro em sua história.
*A Batalha de Áccio (ou Ácio – em latim, Actium) teve lugar em 2 de Setembro de 31 a.C., perto de Actium na Grécia, durante a guerra civil romana Marco António e Octaviano (depois conhecido como imperador César Augusto). A frota de Octaviano era comandada por Marcus Vipsanius Agrippa e a de António apoiada pelos barcos de guerra da rainha Cleópatra do Egipto. O resultado foi uma vitória decisiva de Octaviano, que findou a oposição ao seu poderio crescente. Esta data é por isso usada para marcar o fim da República e início do Império Romano.

3 comentários:

  1. Anônimo30/3/11

    E se eu relatar q sou assediado por un desses demônios!? O que devo fazer? Não aguento mais a perturbação!

    ResponderExcluir
  2. A resposta para sua pergunta está no post "sucubus e incubus os vampiros sexuais".

    Aparentemente sua pergunta foi postada no local errado. Sem problemas é só dar uma olhada lá.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26/11/11

    Ou, convida ele para beber. Nunc est bibendum.

    ResponderExcluir