27 de outubro de 2010

Salvator Rosa

Outro dia lendo um dos contos de Howard Phillips Lovecraft me deparei com a seguinte frase:
"Por cima de tudo, pairava uma névoa de intranqüilidade e opressão; um toque irreal e grotesco, como se um elemento vital da perspectiva ou do claro-escuro estivesse fora do lugar. Não me surpreendi de que os forasteiros não quisessem ficar; não era uma região para dormir. Parecia demasiadamente com uma paisagem de Salvator Rosa, ou com uma xilogravura proibida de um conto de terror."
Do trecho acima há um nome que me levou a fazer uma pequena pesquisa. O nome em questão é o de Salvator Rosa. Salvator Rosa foi um Pintor barroco italiano da escola napolitana e gravador a água forte (uma técnica de pintura) lembrado por suas selvagemente românticas e sublimes paisagens, pinturas marinhas, e imagens de batalha. Ele também era poeta, humorista, ator e músico.

Rosa estudou pintura em Nápoles, provavelmente sob a influência do pintor e gravador espanhol José de Ribera. Rosa foi a Roma em 1635 para estudar, mas logo ele contrairia malária. Ele voltou a Nápoles, onde pintou numerosas batalhas e fotos marinhas e desenvolveu o seu estilo peculiar de paisagem - pitorescamente cenas selvagens da natureza com os pastores, marinheiros, soldados ou bandidos - tudo impregnado de uma qualidade poética romântica.

Sua reputação como pintor precederia seu retorno a Roma em 1639. Já famoso como artista, ele também se tornou um popular ator cômico. Durante o Carnaval de 1639 ele precipitadamente satirizou o famoso arquiteto e escultor Gian Lorenzo Bernini, deste modo ele obteve um poderoso inimigo. Durante alguns anos depois do ocorrido o ambiente de Florença era mais confortável para ele do que a de Roma. Em Florença, ele gozava do patrocínio do cardeal Carlo Giovanni de Medici. A própria casa de Rosa se tornou o centro de um círculo literário, musical e artístico; chamou-a Accademia dei Percossi. Em 1649 ele voltou e se instalou definitivamente em Roma. Rosa, que havia considerado suas paisagens mais como lazer do que como arte séria, agora voltado amplamente à pintura religiosa e histórica. Em 1660, ele começou a gravar e completou uma série de impressões bem sucedidas. Suas sátiras foram publicadas postumamente em 1710.






Nenhum comentário:

Postar um comentário