2 de abril de 2010

A ARQUITETURA E SUA RELAÇÃO COM O OBSCURO 2ª PARTE




Uma das inúmeras personalidades influenciadas pelo estilo gótico foi o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Em recente coleção de livros clássicos da literatura ocidental figura o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther. Do escritor já citado, assim diz o editor da coleção:






“Precursor do romantismo alemão, este romance epistolar publicado em 1774, causou uma onda de suicídios. A trágica história de paixão irrefreável de Werther pela bela Lotte expressa a sensibilidade da burguesia ascendente e o confronto entre os sentimentos individuais e convenções sociais.”.

Goethe, também fascinado pela imponência das grandes catedrais góticas na Alemanha, vai acabar por ajudar ao impulso desta redescoberta da originalidade do período gótico, exprimindo as emoções que lhe são despertas ao admirar os gigantes edifícios de pedra. Como no caso do escritor Goethe assim também se dá com diversas pessoas ao admirar a arquitetura gótica, que volto a afirmar é uma das mais perfeitas expressão daquilo que hoje nós chamaríamos de sombrio, pois quantos de nós não se “assombram” em diversos sentidos ao admirar tais construções?




Talvez uma particularidade que mais cause espanto num primeiro instante seja encontrar nas catedrais góticas símbolos alquímicos muitos deles considerados satânicos e ocultistas como alguns da catedral de Notre Dame.


Muitos hoje encontram esta inspiração melancólica, compartilhada por Goethe, que apenas este estilo arquitetônico poderia imprimir.
No caso do livro citado acima peço que notem algumas frases em destaque, na descrição da obra, estas frases revelam muito de certo pensamento sombrio, por exemplo, a associação entre suicídio e paixão, que poderíamos identificar como sendo a expressão máxima dos sentimentos conflitantes de um período em menor escala e do ser humano numa escala maior.


Não é por nada que no século XIX em pleno auge da expressão romântica aquela mesma atmosfera apreciada por Goethe vai ganhar lugar de destaque no pensamento dos autores românticos. Inclusive autores nacionais, que vão devido às questões próprias de nossa natureza colonial transferir parte desta atmosfera para as matas às florestas, mas esta é outra história.


Embora estas postagens tenham se fundado mais amplamente na arquitetura gótica é importante lembrar que outros estilos arquitetônicos podem perfeitamente comportar os aspectos sombrios e obscuros do ser humano e que em cada diferente cultura cada povo encontrará elementos que evoquem este sentimento tão nobre, porém, sempre tão desprezado: a melancolia.



A escolha da arquitetura gótica se dá por sua importância na cultura ocidental. Trata-se de uma arquitetura rica em significados: filosofia neoplatônica e teologia cristã. Simbologia da luz, pensamento racional e matemático. Usa-se a cruz latina em analogia ao corpo humano etc.



É fácil compreender a importância da arquitetura, em especial a arquitetura gótica ao ver um filme com temática sombria ou ler um livro de terror ou na música que encontrará seu nicho dentro da atual sub-cultura gótica, que como dito na primeira postagem não deve ser entendida como um anacronismo, mas como uma releitura de um conjunto de sentimentos e visões de mundo, que não são próprios de uma única época e sim inerentes ao ser humano e elevados por alguns ao status de filosofia de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário