7 de outubro de 2011

Criptozoologia

Talvez você não conheça esta palavra, mas com certeza já se deparou com o objeto de seu estudo em algum momento de sua vida e se o leitor costuma visitar este blog não resta dúvida de que já se deparou com a criptozoologia.
De acordo com a definição a criptozoologia é o estudo de espécies animais incomuns, que existem apenas no campo da hipótese ou que foram vistas apenas por poucas pessoas.
Com certeza está pensando em algum agora, pois eles já fazem parte da mitologia e do "folclore" mundial há muito tempo. No entanto, a criptozoologia não pára por aí, ela aborda também o estudo de animais que se supõe estarem extintos e a relação entre estes animais obscuros e a cultura na qual se encontram inseridos.

Um exemplo de criptoanimal é o dragão. Muito comum nas lendas orientais - e por que não dizer também ocidentais - os dragões fazem parte da cultura tradicional e são associados aos deuses, aos demônios, ao azar, à sorte etc. Entretanto, hoje sabemos que os dragões não existiram, mas... como então se explicam os relatos de achamentos de ossos de dragões ao redor do mundo, muitos deles documentados?

Uma resposta simples é que na verdade os ossos não eram de dragões e sim de dinossauros ou como um monarca europeu viria a descobrir mais tarde eram ossos de gato com barbatanas de peixe. Sim! Ele comprou gato por "dragão".
O termo criptozoologia vem do grego kryptós = oculto e zoologia que é o ramo ad ciência que estuda os animais, portanto, ciência que estuda os animais ocultos.





 
Bunyip

O Bunyip é um animal cuja lenda diz
que ele vive nos rios e lagos da
Austrália. Sua alimentação incluiria
seres humanos, sendo sua dieta predileta
mulheres (só pra variar).
Algumas teorias dizem que o Bunyip
poderia ser uma expécie extinta de
mamífero.
Alguns exemplos de cripto animais
Fera de Gévaudan

Animal que segundo se diz viveu no
sul da França em Gévaudan, distrito
de Lozère por mais de 3 anos por volta
do ano de 1764 e teria matado mais de cem
pessoas ferindo outras 30. Atacava principal-
mente mulheres, crianças e homens
descuidados, além dos animais que
pastavam pelos campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário