15 de outubro de 2011

Capa do Bêbado

Este objeto de tortura tinha como finalidade expor o indivíduo a vergonha e era utilizado como punição para aqueles que abusassem da bebida.
O instrumento consistia em um barril montado sobre o condenado deixando para fora apenas a cabeça e os membros e embora pudesse ser usado para punir outros delitos ele era habitualmente usado para punir os bêbados.

De acordo com um relato de 1655 homens eram levados para cima e para baixo nas ruas com uma "banheira grande" ou barril aberto nas laterais, com um buraco em uma das extremidades para colocarem suas cabeças fazendo-os marchar aos olhos de todos espectadores na rua.

Ainda outro relato em 1641, feita por John Evelyn escreveu que, em Delft, na Holanda a Casa do Senado continha "um recipiente de madeira pesada, usado para punir as mulheres acusadas de traição ao seu marido e assim que elas eram postas dentro do recipientes elas eram levadas pela cidade, como uma penitência por sua incontinência.".

Na legenda da imagem o título
SPANISCHER KRAGEN
pode ser compreendido como
COLAR ESPANHOL
onde estão descritos alguns dos
delitos punidos através deste instrumento.
A legenda da imagem acima traz a
inscrição
STRAFE DER LÜDERLICHKEIT
 cuja tradução literal
PENA DE PRODIGALIDADE
relaciona-se à pessoa que gasta
dinheiro demais.

O termo prodigalidade vem do latim
prodigere, podendo significar
dissipar, malbaratar, desperdiçar.

Por ter sua origem na Lei das XII Tábuas
do Direito Romano a definição do que se
enquadra no delito da prodigalidade torna-se
muito obscura e relativa atualmente.
Como já se é de supor este instrumento de tortura não infligia dor física, ao menos não tanta quanto outras formas de tortura que já mencionei aqui, mas servia para impor a vergonha, para expor ao ridículo o culpado por algum delito considerado leve. De fato, alguns termos utilizados em outras línguas como referência a este instrumento são pilhéria, zombaria ou piada.

Uma vez que a Capa do Bêbado também era usada para punir outros delitos era necessário que houvesse uma forma de identificar o delito cometido pelo condenado e por esse mesmo motivo as laterais do barril eram entalhadas com cenas referentes ao crime cometido como observado nas imagens ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário