26 de outubro de 2011

Clark Ashton Smith

Fotografia de Clark Ashton Smith
feita em 1912
Clark Ashton Smith foi poeta, escultor, pintor, escritor dos chamados contos fantásticos, de terror e ficção científica. Nascido em Long Valley, Califórnia. Clark A Smith nasceu em 13 de janeiro de 1893 e morreu em 14 de agosto de 1961. Ele tem sido lembrado por sua obra literária e de sua participação nos Mitos de Cthulhu, além de ter compartilhado com Howard P. Lovecraft e Robert E. a parceria na revista Weird Tales.

Smith passou a maior parte de sua vida na pequena cidade de Auburn, Califórnia, vivendo em uma cabana com seus pais, Fanny e Timeus Smith. Os três formaram uma família da classe trabalhadora pobre. Sua educação foi muito limitada, só ia para a escola por oito anos.
No entanto, ele continuou a estudar em solidão após deixar a escola, aprendeu francês e espanhol , graças à sua memória fotográfica conseguiu reunir uma quantidade incrível de conhecimento de muitas leituras, que incluiu várias enciclopédias e dicionários.

Poesia e Pobreza

Smith começou a escrever histórias com a idade de onze anos e duas delas, "The Sword of Zagan" e "The Black Diamonds" foram recentemente publicadas. A Idade Média, As Mil e Uma Noites, os irmãos Grimm e Edgar Allan Poe foram as maiores influências de seus primeiros contos.
Durante sua juventude, Smith foi o protegido do poeta de São Francisco, George Sterling que ele conheceu durante a leitura de um de seus poemas em Auburn Monday Night Club, onde Smith recitou seus poemas com grande sucesso. Sterling ajudou a publicar seu primeiro volume de poesia: "The Star-Treader and Other Poems" , com dezenove anos. The Star-Treader foi muito apreciado pela crítica, mesmo um deles disse que Smith foi "o Keats do Pacífico." - Em uma referência à John Keats, poeta romântico londrino considerado o ùltimo dos poetas românticos da Inglaterra e o mais jovem à morrer -.  Quando publicou o seu segundo volume de poesia, Ebony e Crystal, em 1922, Clark A Smith recebeu uma carta de um fã: HP Lovecraft. A partir desta carta começou a sua amizade, que durou quase 15 anos sem ao menos terem se visto pessoalmente.
Smith foi realmente pobre boa parte de sua vida tendo de trabalhar em muitos empregos para comer e sustentar sua família: picar frutas, cortar madeira, trabalhar em alvenaria ... Após a morte de seus pais se casou com ​​Carol Jones Dorman em 10 de novembro em 1954 e se mudou para Pacific Grove, Califórnia, onde construiu uma casa para si e seus filhos. 

Embora Smith fosse um artista que trabalhou em muitas disciplinas diferentes (pintura, escultura, poesia, contos) podemos distinguir três fases distintas, onde a arte predomina sobre os demais.

Poesia: até 1925

Ilustração baseada no ciclo mitológico
Hiperbórea
história publicada pela revista
Weird Tales.

Smith publicou quase todos os seus livros de poesia neste período, além dos dois mencionados acima também publicou Odes and Sonnets (1918) e Sandalwood (Sândalo) (1925).

Weird Tales: 1926 - 1935

Durante esse tempo, Smith escreveu a maioria de suas histórias nos Mitos de Cthulhu inspirado por HP Lovecraft. Algumas criaturas de sua invenção foram: Aforgomon, RLIM-Shaikorth, Mordiggian, Tsathoggua, "o assistente de Eibon" e muitos outros.
Além de escrever histórias para os mitos cthulhu também participou ou criou muitos outros ciclos mitológicos: Averoigne, Hiperbórea, Marte, Poseidonis, Xiccarph e Zothique.
Suas histórias aparecem em numerosas revistas da época, dentre elas: Weird Tales, Strange Tales, Astouding Stories, Stirring Science Stories e Wonder Stories.

Escultura: 1935 - 1961
Desde 1935 seu interesse pela literatura começa a decair e passa a dedicar a maior parte de seu tempo à escultura.




Alguns de seus contos são mencionados abaixo.

Ilustração do conto
"The Tale of Stampra Zeiros"
publicado pela revista
Weird Tales

"The Last Incantation" — Weird Tales, junho de 1930

"A Voyage to Sfanomoe" — Weird Tales, agosto de 1931

"The Tale of Satampra Zeiros" — Weird Tales, novembro de 1931

"The Door to Saturn" — Strange Tales, janeiro de 1932

"The Planet of the Dead" — Weird Tales, março de 1932

"The Gorgon" — Weird Tales, abril de 1932

"The Letter from the Mohaun" (under the title of "Flight into Super-Time") — Wonder Stories, agosto de 1932

"The Empire of the Necromancers" — Weird Tales, setembro de 1932

"The Hunters from Beyond" — Strange Tales, outubro de 1932

"The Isle of the Torturers" — Weird Tales, março de 1933

"The Light from Beyond" — Wonder Stories, abril de 1933

“The Empire of the Necromancers"

faz parte do ciclo Zothique representa uma terra
em uma época diferente, onde a feitiçaria domina um
mundo pré-industrial, e a forma dos continentes
é desconhecida e muito diferente.

Zothique é diferente no sentido de que é definido
num futuro distante e não no passado: é efetiva-
mente pós-apocalíptico.
"The Beast of Averoigne" — Weird Tales, maio de 1933

"The Holiness of Azedarac" — Weird Tales, novembro de 1933

"The Demon Of the Flower" — Astounding Stories, dezembro de 1933

"The Death of Malygris" — Weird Tales, abril de 1934

"The Plutonium Drug" — Amazing Stories, setembro de 1934

"The Seven Geases" — Weird Tales, outubro de 1934

"Xeethra" — Weird Tales, dezembro de 1934

"The Flower-Women" — Weird Tales, maio de 1935

"The Treader of the Dust" — Weird Tales, agosto de 1935

"Necromancy in Naat" — Weird Tales, julho de 1936

"The Maze of Maal Dweb" — Weird Tales, outubro de 1938

"The Coming of the White Worm" — Stirring Science Stories, abril de 1941 

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