28 de agosto de 2011

Tranquille a Cidade Fantasma

Sanatório de Tranquille Kamloops na Colúmbia Britânica.
http://www.kamloopsphotoarts.ca/KPAC/index-2.html
Este local originalmente foi um antigo acampamento de inverno para os nativos da América do Norte. Então em 1857 a descoberta de ouro no Rio Tranquille, que deu nome à cidade, o colocou na rota da corrida do ouro na Colúmbia Britânica no Canadá. Um hospital para tuberculosos depois transformado em sanatório foi construído em 1907 e esteve em funcionamento até 1958, neste momento começam a surgir lendas em torno do local. Afirma-se que o sanatório foi misteriosamente abandonado no inverno sem nenhum sinal da equipe ou pacientes.
Um dos edifícios de Tranquille.
http://www.kamloopsphotoarts.ca/KPAC/index-2.html
Um dos motivos da construção do hospital era o clima seco de montanha da região, além da epidemia de tuberculose que assolava o Canadá. Até o início do século XX a tuberculose era uma doença alarmante e com poucas chances de cura. Na verdade muitas pessoas morreriam vitimadas por esta terrível - e até então - incurável doença até que o governo do usasse o local como "colônia de tuberculosos". Nos anos que se seguiram, o local seria usado como um hospital e local de confinamento para deficientes mentais. O local seria fechado completamente em 1985 quando foi abandonado. Em 1991, o terreno foi comprado em uma tentativa de se criar um parque temático chamado Padova City, mas o proprietário não foi capaz de fazer os pagamentos da hipoteca (sempre a hipoteca!!).
Em 2000, o local foi novamete comprado, desta vez pela British Columbia Deserto Tours Inc. De olho na possibilidade de lucrar com os atrativos do lugar eles estão em processo de convertê-lo num resort chamado Tranquille By The Lake. 

Antiga residência em ruínas de Tranquille.
http://www.kamloopsphotoarts.ca/KPAC/index-2.html
O aspecto decadente da pequena cidade por si só já evoca pensamentos sombrios, para além disso as várias lendas que foram surgindo com o tempo só fizeram aumentar esta pavorosa sensação. Sensação esta que a televisão fez o favor de atiçar ainda mais.
Muitos tipos estranhos de luz tem sido testemunhados na região, inclusive "orbs" que são vistos viajando em círculos na estrada principal.
Os orbs (nome no plural em inglês para orbe) são fenômenos geralmente registrados por câmeras digitais e que por vezes têm sido associados com a presença de fantasmas ou outros seres sobrenaturais. Sua veracidade tem sido fortemente criticada por especialistas em todo o mundo e até o momento tudo não tem passado de uma questão de fé nas imagens obtidas. Observe a imagem abaixo e tire sua conclusão.

Nesta fotografia feita durante a noite (em outra cidade)
é possível observar vários orbs como o que
se encontra em destaque.
Seria apenas alguma sujeira na lente?
Ou algo mais? 

Ás vezes, segundo os relatos daqueles que estiveram na cidade, luzes ligam e desligam por conta própria e figuras são vistas nas janelas dos prédios abandonados.
Segundo algumas teorias antigas se uma pessoa ficasse por longos períodos de tempo diante de uma janela sua imagem poderia ficar registrada nela mais ou menos como em uma chapa fotográfica. Esta teoria foi até mesmo usada por Howard Phillips Lovecraft em suas obras. Outras pessoas relatam brisas frias no interior dos edifícios, sensação de tristeza e mal-estar são frequentes. Como a maioria dos complexos hospitalares os edifícios estão ligados por um sistema subterrâneo de  túneis e este sistema era usado pela equipe para transportar os corpos, a fim de não incomodar ou apavorar os pacientes que ainda estavam vivos. Vozes desencarnadas e figuras foram ouvidas e vistas nestes túneis. Fantasmas e sons de crianças brincando no prédio também fazem parte do elenco sombrio dos prédios. Diz-se que uma enfermeira foi assassinada por um paciente e ela ainda vagueia pelos corredores.

Talvez o que cause mais medo ao se estar em um local como este seja a falta de respostas básicas, talvez o mais assustador sejam as lendas que envolvem lugares assim, talvez seja apenas o nosso desejo inconsciente de transcender a realidade. Queremos acreditar que o mundo sobrenatural existe, queremos sentir que fazemos parte de algo maior, algo oculto atrás de cada porta entreaberta, esgueirando pelas sombras, esperando apenas para agarrar-nos pelo tornozelo em nossas distrações. Seja como for provavelmente não é medo o que sentimos, mas sim prazer, um tipo sombrio, soturno e controverso de prazer.
Para aqueles que enxergam o mundo em escala de cinza lugares abandonados serão sempre um lar convidativo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário