8 de setembro de 2011

Modificação corporal na História 1# - Pés de Lótus

Com certeza a prática da modificação corporal é uma das mais altas se não a mais alta prova de auto afirmação de um indivíduo ante a sociedade. No entanto, muito mais está envolvido na prática da modificação corporal e neste contexto é importante levar em consideração fatores tal como as tradições culturais de uma sociedade que pode reagir das mais diversas formas diante daquele indivíduo ou daqueles grupos que fazem uso de tal prática extrema.
Em outra postagem abordei a prática do Corset Piercing, agora trago um pouco de outra prática de modificação corporal desta vez uma prática muito mais antiga e realizada durante muito tempo em uma sociedade bem tradicional. Trata-se dos Pés de Lótus, prática de modificação dos pés realizada por séculos na China.


Poema do poeta e político Su Shi
exaltando a beleza dos Pés de Lótus

§§§

"Ungida com fragrância, ela tem passos de lótus;
Ainda sempre triste, caminha com rápida leveza.
Ela dança como o vento, sem deixar vestígios
Outra furtiva, mas alegre, veste-se ao estilo do palácio,
Mas sente tal sofrimento no andar!"


...
Conta-se que tudo teria começado na China por volta do século IX quando um imperador se encantara com o tamanho dos pés de uma de suas concubinas enquanto esta dançava em um palco, este simples ato de um imperador podólatra fora o suficiente para dar início à uma nova tradição, pois desde então toda mulher que desejasse ter um bom casamento e ser bem vista na sociedade precisaria ter os pés pequenos ao gosto do imperador.
Na imagem é possível
perceber pelo menos
três dos quatro dedos
que normalmente eram
curvados para baixo.

E você reclama de seu
joanete!
A iniciação das moças no doloroso mundo dos Pés de Lótus dava-se aos cinco anos e a partir daí até o resto de suas vidas seus pés eram enfaixados. Durante o processo de enfaixamento o calcanhar era forçado para baixo e com exceção do dedão todos os outros dedos eram empurrados para baixo encostando com o tempo na sola dos pés como mostra a imagem ao lado. Não raramente algum osso quebrava-se e carne dos pés às vezes podia apodrecer causando dores lancinantes, tal deformação prejudicaria para sempre o andar da mulher que passaria a dar passos curtos passando a impressão de alguém que precisasse de amparo. Acredita-se que tal aparência de fragilidade dessas mulheres fazia com que os homens se sentissem mais importantes e protetores.  

Tal prática foi oficialmente abolida na China após 1949 com a tomada do poder pelos comunistas. A partir de então toda mulher com pés de lótus não só era mau vista como até mesmo escarnecida pela população.
Mesmo aos nossos olhos liberais do século XXI pode parecer bizarra tal prática, principalmente porque a modificação dos pés na China envolvia crianças, mas naquela época ter a mulher pés pequenos podia significar para elas e suas famílias a chance de ascensão social - dolorosa e atrofiante ascensão social - mas ainda assim ascensão social.

Obviamente acho muito difícil que a deformação dos pés retorne, em qualquer sociedade que seja ao redor do mundo como simbolo de status social, pois geralmente as práticas de modificação corporal assumem o caráter de distintivo de uma filosofia de vida, como símbolo de pertencimento à um determinado grupo ou tribo urbana. Mas mesmo em uma sociedade como a nossa os pés continuam a atrair a atenção e a admiração. De certa forma o fetichismo pelos pés continua presente no mundo de hoje, que o diga as maiores grifes de calçados femininos do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário