22 de agosto de 2011

Pietro Carnesecchi e o purgatório

A postagem abaixo foi baseada em uma resposta minha à um comentário feito sob o post Purgatório. Achei que seria interessante ampliar o contexto histórico da crença no purgatório no passado.

Retrato de Pietro Carnesecchi.
Pintura realizada por Domenico Puligo.
1527
"Pietro Carnesecchi, nascido em Florença no início do século XVI, progrediu rapidamente na carreira eclesiástica na corte do Papa Clemente VII, que o designou seu secretário particular. Contudo, sua carreira foi interrompida abruptamente quando o papa morreu. Mais tarde, ele conheceu nobres e clérigos que, como ele, aceitavam algumas doutrinas ensinadas pela Reforma Protestante. Em resultado disso, ele foi levado a julgamento três vezes. Condenado à morte, foi decapitado e seu corpo, queimado.
Na prisão, para quebrar sua resistência, ele foi torturado e deixado sem alimento. Em 21 de setembro de 1567, seu auto-da-fé solene foi realizado em Roma, na presença de quase todos os cardeais. A sentença de Carnesecchi foi lida para ele no cadafalso, diante da multidão. Depois que a sentença de Carnesecchi foi lida, fizeram que ele vestisse um sambenito, uma roupa de saco amarela pintada com cruzes vermelhas, no caso dos penitentes, ou preta com chamas e demônios, para os impenitentes. A sentença foi executada dez dias depois.

Por que esse ex-secretário do papa foi acusado de heresia? Os autos do processo do seu julgamento, descobertos no fim do século XIX, revelam que ele foi considerado culpado de 34 acusações, que correspondem às doutrinas que ele contestava. Entre elas estava o ensino do purgatório."

Fonte: Arquivos pessoais.

Diferentes tipos de sambenitos.
O da direita possui a imagem de chamas
e demônios indicando que o réu fora
condenado à morte

De fato o purgatório como um "dogma inquestionável" da igreja, não existe. Portanto amigo leitor, se você estava preocupado com seu futuro no outro mundo... pode ficar tranquilo! pelo menos para o purgatório você não vai.

Brincadeiras a parte lembremos que muitas das atuais crenças religiosas cristãs foram acrescentadas posteriormente aos ritos cristãos. Por exemplo, o natal já foi até mesmo reconhecido pela igreja como tradição "pós cristã", mas da mesma forma como hoje o natal tem um papel muito grande na sociedade - principalmente a sociedade ocidental - também naquela época a crença no purgatório tinha um forte apelo na sociedade e se engana quem pensa que as pessoas viam as execuções por heresia como um crime naquela época. Por este motivo acredito que o conhecimento histórico deste dogma é relevante, independentemente de nossas crenças. Aliás poucas pessoas são realmente capazes de questionar suas próprias crenças, Pietro Carnesecchi foi capaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário