10 de agosto de 2011

Enoque

(cena da série Sobrenatural).
Muito provavelmente este nome já foi ouvido por você em algum momento de sua vida e se você costuma acompanhar seriados de televisão que tratam de assuntos ocultos então é bem provável que o já tenha ouvido antes. Novamente como referência cito o seriado de televisão Sobrenatural (Supernatural), onde em diversas ocasiões sita-se o conhecido encantamento enoquiano (4ª e 5ª temporadas) a respeito do qual não vou me aprofundar agora, mas que está relacionado à linguagem mágica usada em rituais e cuja primeira referência impressa data de 1659 em uma biografia de Jhon Dee, clarividente e astrólogo do século XVI. É óbvio que dentro da história da série o nome Enoque surge de forma indireta como licensa poética para "amarrar" o enredo. No seriado os irmãos Winchester são marcados em seus ossos com simbolos do alfabeto enoquiano, como os que aparecem na caixa abaixo.

Apenas para explicar as coisas é importante lembrar que Jhon Dee
não descrevia a linguagem como enoquiana e sim como "lingua sagrada",
"lingua dos anjos" ou mesmo como "linguagem adâmica" (de Adão).
A expressão "enoquiano" deriva de Enoque, o personagem que dá nome
à esta postagem e que teria sido, segundo se crê, o último humano a
conhecer a língua antes de Dee.

Muito cuidado ao pronunciar palavras em enoquiano.

Feita essa pequena menção ao alfabeto enoquiano resta a pergunta: Quem exatamente foi Enoque? Para responder a esta pergunta preparei esta postagem onde tento de forma resumida dar uma visão geral da origem e significado deste nome e digo resumida porque a fonte histórica é muito extensa.

De acordo com algumas obras de referência, Enoque cuja tradução pode ser compreendida por "inaugurado" no sentido de "dedicado" ou "iniciado" pode ter ao menos três referências históricas possíveis a primeira delas corresponde à Enoque filho de Caim e pai de Irade (todos personagens bíblicos).

Segundo o relato bíblico, Enoque teria nascido na terra da Fuga, depois de Caim matar seu irmão Abel. Esse relato aparece no primeiro livro das escrituras hebraicas, Gênesis. 
Uma outra interpretação bastante popular deste relato é conhecido no Livro de Nod onde narra-se como Caim teria se tornado o antepassado dos vampiros ao ter se encontrado com Lilith quando este foi expulso de sua terra natal (o jardim do Éden) 'pelo único acima' após ter matado seu irmão Abel. Lilith o teria iniciado nas artes do sangue.

Uma outra referência possível à Enoque corresponde à Enoque filho de Jarede. Novamente a referência é bíblica e de acordo com o relato aí transcrito Enoque teria nascido quando seu pai Jarede estava com a idade de 162 anos. - Isso é que é vitalidade!


Este Enoque em questão não corresponde ao Enoque anterior, trata-se de outro Enoque, no entanto continua dentro da linhagem do primeiro sendo este o sétimo homem na descendência de Adão e aquele o terceiro. Este Enoque foi o pai de Metusalém - Sim aquele que teria vivido 969 anos! e teria se tornado avô de Noé, o do dilúvio, mas é bom parar por aqui pois, como devem imaginar a genealogia é muito extensa. Este segundo Enoque teria "morrido" à idade de 365 anos e ponho, "morrido" entre aspas pois o relato continua por dizer que Enoque fora transferido para não ver a morte. Uma conclusão a que se chega é que Enoque teria sido colocado em um tipo de transe profético e então deus terminou sua vida neste momento.

O transe profético pode ser compreendido como um estado em que o espírito de deus se sobrepõe à mente do indivíduo revelando uma visão ou o propósito de deus. O transe é um estado de profunda concentração uma condição semelhante ao sono. A palavra grega traduzida "transe" nas escrituras bíblicas é ék-sta-sis. Definida literalmente como pôr fora, ou deslocamento, transmite a idéia figurada de lançar a mente fora do seu estado normal. Quem estivesse em transe não se daria conta do que literalmente o cercava, e seria receptivo a uma visão.

A terceira referência, ainda dentro das escrituras hebraicas, faz menção à primeira cidade mencionada na Bíblia. Consta no relato que Caim construira tal cidade na chamada terra da Fuga, ao leste do lendário jardim do Éden, dando-lhe o nome de seu filho Enoque. A localização desta terra é desconhecida, mas a palavra hebraica para fuga é nohdh (nod) deriva do radical mudh, uma forma da qual é traduzida por "fugitivo" nos versículos 12 e 14 do primeiro livro das escrituras cristãs.

2 comentários:

  1. Cara, devo parabenozá-lo pelo seu esforço pois, hoje em dia, não se vê mais ninguém seguindo esta senda obscura... Infelizmente, as crianças foram dormir o sono da mediocridade e provaram-se apenas meras espectadoras do Gótico enquanto um escape da adolescência. Continue postando e acreditando nesta ideia.

    ResponderExcluir
  2. Obscurum15/8/11

    Com certeza tem sido um grande esforço manter o blog e ainda dividir o tempo com a faculdade e o trabalho, mas vale a pena continuar quando recebo bons comentários como esse. Quanto ao sono da mediocridade é realmente uma pena que o universo sombrio não seja mais do que uma "fase" para muitas pessoas. Pessoalmente acho que se você gosta de alguma coisa de verdade o que os outros pensam ou dizem não faz muita diferença.

    Obrigado pelo incentivo.

    ResponderExcluir