31 de julho de 2011

Depressão

Poucos sentimentos são tão recorrentes no universo obscuro quanto a depressão e é sábio dizer que há uma grande diferença entre a DEPRESSÃO e a simples tristeza, comum à todas as pessoas.
A depressão pode ser chamada de a doença do século XX - e por que não também do século XXI - dada a grande quantidade de pessoas que são abraçadas por ela atualmente, no entanto, quando mencionamos a depressão relacionando-a ao mundo do obscuro fica latente um certo ar "romanceado" ao redor da mesma. E por falar em "romancear" lembre-mos dos escritores do mal do século, lembre de escritores tais como: Bernardo Guimarães, Charles Baudelaire, Fagundes Varela, Alexandre Herculano, Álvares de Azevedo, Lord Byron e tantos outros que nasceram e cresceram sob o signo do romantismo cuja influência fora tão grande que viria a inspirar gerações e mais gerações de poetas, atores, escritores, cineastas, pintores, músicos e pessoas de todos os tipos e em todos os cantos do mundo.
Este lado do "sentimento depressivo" de cujos frutos nos deleitamos cobiçosamente a cada novo livro, cada novo filme e a cada nova música, entretanto não é de forma alguma toda a realidade. A realidade, aliás, como já dizia o poeta "... é tão triste..."

No mundo real os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Dentre os principais sintomas da depressão que podemos listar - entre elas, a perda de energia ou interesse, o humor deprimido junto com a falta de concentração e as alterações de apetite e sono, a lentificação das atividades físicas e mentais além do conhecido sentimento de pesar ou fracasso que fazem a pessoa se sentir pior do que lixo. 


Os pensamentos negativos muitas vezes parecem ser dotados de algum tipo de consciência própria. A famosa imagem de um demônio no ombro da pessoa lhe dizendo coisas deprimentes, lhe instigando a cometer os atos mais indizíveis e ainda assim fazendo-os parecer a cura para todos os males, para toda a dor encaixa-se assustadoramente bem ao ânimo da pessoa deprimida. A morte, tão cantada e almejada por aqueles poetas românticos provavelmente é a marca indelével da depressão. Ela vem ceifando vidas ao longo de toda a história. No Brasil da época colonial o banzo era um terrível mal que acometia os escravos levando-os muitas vezes ao suicídio e hoje comumente o banzo é associado à depressão - que no caso dos escravos é fácil de entender seus motivos. Já em nosso tempo a depressão também fez vítimas entre celebridades do mundo do rock e um desses casos é o de Kurt Cobain que de acordo com certa fonte biográfica teria sido marcado fortemente pela separação dos pais. Segundo o próprio Kurt:

"Lembro-me enmvergonhado, por alguma razão dos
meus pais. Eu tinha vergonha dos meus pais.
Eu não poderia enfrentar alguns dos meus amigos na
escola mais, porque eu desesperadamente queria ter o
clássico, você sabe, a família típica. Mãe, pai.
Eu queria a segurança, assim eu me ressenti com meus
pais por alguns anos por causa disso."

Ainda outros sintomas secundários da depressão podem incluir:
Pessimismo, dificuldade de tomar decisões, dificuldade para começar a fazer suas tarefas, irritabilidade ou impaciência, inquietação, achar que não vale a pena viver, chorar à-toa (ou dificuldade para chorar),  sensação de que nunca vai melhorar (desesperança), dificuldade de terminar as coisas que começou, autopiedade, persistência de pensamentos negativos, queixas freqüentes, sentimentos de culpa injustificáveis, insônia, perda do desejo sexual.

A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Em alguns casos de depressão podem ocorrer sintomas psicótico tais como delírios e alucinações e as famosas tentativas de suicídio, o que torna o tratamento médicamentoso e o acompanhamento psicoterápico necessários.

Links que podem ser de ajuda:
http://www.farmaceuticovirtual.com.br/html/depressao.htm
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g4/tratamento.htm
http://gballone.sites.uol.com.br/voce/dep.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário