14 de dezembro de 2011

Maldição de Bell Witch

É recorrente o fascínio que as bruxas exercem sobre as pessoas nas mais diversas sociedades. Desde as jovens e belas mulheres na antiga Grécia cujas habilidades mágicas fariam delas bruxas na cristianizada cultura européia de épocas posteriores ou até antes disso com as sacerdotisas de tempos imemoriais em seus transes proféticos às bruxas modernas do nazismo (saiba mais). No folclore popular estas sombrias damas, as portadoras de conhecimentos arcanos, estão presentes sob as mais diferentes formas e uma em especial tem levado muitos a sonhar com toda sua intrigante história que já por quase dois séculos vem inspirando mentes criativas de todo o mundo. A bruxa em questão é a da lenda Bell Witch.

Acredita-se que esta cabana construída por volta de 1810
pela família Bell seja a última estrutura sobrevivente da
propriedade dos Bell, atualmente atrás do edifício de uma
escola.
A Bell Witch ou Bruxa dos Bell é uma lenda do folclore do sul dos Estados Unidos e narra a história da família Bell e sua entidade das trevas. A história se passa no Estado do Tennessee. Reza a lenda que tal entidade começou a se manifestar em 1817 quando o senhor John William Bell, o patriarca da família, encontrou um estranho animal em um campo de sua propriedade em Robertson County, em Red River. O estranho animal, com corpo de cachorro e cabeça de coelho, segundo descrições do próprio John Bell, fora morto por ele com um tiro, mas as estranhezas não terminam por aí, tarde naquela noite a família Bell afirmaria ter ouvido o som de alguém que batia em sua porta além de ruídos do lado de fora de casa e como se isso já não fosse o suficiente para fazer a família apegar-se às suas orações os ruídos acabariam passando para o interior da casa.
Supostamente a culpada pelo infortúnio teria sido uma mulher vizinha à família com quem o senhor John Bell tivera uma desavença, aparentemente financeira, por conta disso e por seu estilo de vida "sombrio" ela teria se tornado a candidata perfeita ao título de bruxa e responsável pelo encosto familiar.

Rachel Hurd-Wood como Betsy Bell Possuída
pela entidade da Bruxa.







Depois de algum tempo a jovem Betsy Bell, filha de John Bell, interpretada no cinema pela belíssima Rachel Hurd-Wood, seria atacada por uma entidade invisível que ao se fortalecer manteria contato com a família e convidados e moveria objetos causando verdadeiro pânico à família.
Ao envelhecer John sofreria frequentemente com espasmos e com a perda da fala. John morreu no dia 20 de dezembro apenas três anos após o início do tormento. Junto ao seu corpo fora encontrado um frasco com um forte veneno que se supõe teria ingerido. Depois do ocorrido a família queimou o frasco na lareira da casa.



Cemitério de Batts

Este é o local onde estão sepultados
alguns dos personagens da lenda
de Bell Witch, incluindo a própria
Kate Batts, a mulher que segundo
se crê fora a responsável pela maldição
da Bruxa dos Bell.
Há outra versão da lenda segundo a qual entidade teria regressado à casa no ano de 1935 (para os supersticiosos vale lembrar, 1935 é múltiplo de 9), no ano em que havia dito que regressaria ("Cem anos mais sete" após 1828) passando a residir na antiga casa dos Bell. Porém, segundo se diz nada de anormal aconteceu aconteceu aos descendentes dos Bell ou à comunidade a sua volta. 
Logicamente isso não impediu que sua história se perpetuasse e espalhasse por todo canto como pode testemunhar o livro "Goodspeed History of Tennessee" publicado em 1887 ou o livro de 1894 "An Authenticated History of Tennessee" e todas as suas reedições e referências - tal como esta postagem.

Fora do campo literário a Bruxa dos Bell foi eternizada também no cinema em filmes tais como An American Haunting (2004) que no Brasil recebeu o nome de 'Maldição'  e inspirado o icônico filme The Blair Witch Project. 
Na música a banda Mercyful Fate lançou em 1994 uma EP chamada "Blair Witch" onde a faixa "In the Shadows" baseia-se na lenda.

Seja qual for a verdade sobre a Bruxa dos Bell o fato é que ela continuará a nos enfeitiçar por muito tempo e em sua lenda muitos ainda encontrarão o mote de sua inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário