26 de dezembro de 2011

Zumbis medievais da Irlanda

De acordo com o site UOL Notícias dois esqueletos desenterrados recentemente na Irlanda tinham grandes pedras encravadas em suas cabeças. Para arqueólogos, sinal de que alguém não queria que os dois voltassem como mortos-vivos. Os pesquisadores dizem que os cadáveres, encontrados próximo do lago Key, são possivelmente do século 8 e foram sepultados em ocasiões diferentes. Um deles estava com uma grande rocha na boca.

"(a boca) era considerada o portal pelo qual a alma deixa o corpo na hora da morte. Às vezes, a alma poderia voltar ao corpo e reanimá-lo, ou mesmo um espírito do mal poderia entrar no corpo pela boca e trazê-lo de volta à vida", afirmou Chris Read, líder do grupo de arqueólogos.

Segundo especialistas os irlandeses seriam provavelmente criminosos banidos do convívio em sociedade ou portadores de doenças exóticas para a época.

A prática de pôr pedras nas bocas de pessoas mortas para evitar que elas retornassem dos mortos não era de todo inusitada, pois como já mencionei anteriormente neste blog em Veneza o esqueleto de uma mulher acusada de vampirismo foi encontrado e entre suas mandíbulas uma pedra havia sido colocada para evitar seu retorno do outro mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário