20 de março de 2012

peste

Se o leitor já assistiu algum filme ou seriado de TV cuja história se passasse na Idade Média provavelmente já deve ter visto em algum momento no filme ou seriado homens trajando longas capas com máscaras que lembram bicos de pássaros em uma figura realmente sombria e que evoca toda a atmosfera obscura de uma Europa medieval, mas se o leitor assim como eu já teve a curiosidade de saber o motivo do uso daquelas máscaras então eu trago agora uma breve explicação sobre isso e provavelmente o leitor se surpreenda com a finalidade dela, pois trata-se de algo menos sombrio do que tal figura pode dar a imaginar.

Para explicar isso primeiro é preciso que nos ambientemos no cenário proposto, ou seja, uma Europa medieval com todos os males  que aí possamos encontrar.

Sempre que falamos em Europa medieval nos vem a mente a imagem da Peste Negra e segundo um site de referência:
"A peste negra, surgida em 1348 foi apenas uma doença, na altura de origem desconhecida que, em dois anos, levou à morte um terço da população européia. o site ainda cita Giovanni Boccaccio no seu Decameron. "'... cidades desertas, campos abandonados, cadáveres apodrecendo nas ruas, mercados vazios e um silêncio reinante onde antes havia bulício. ... A desconfiança havia-se instalado em lugar do afeto porque todos, pais e filhos, vizinhos, amigos ou familiares podiam ser a fonte do veneno mortal. ...'" Numa sociedade medieval em que a religião dominava tudo, a população considerava o mal como um castigo divino, já que a dissolução dos costumes e a falta de honestidade do clero, eram razões suficientes para provocar a ira de Deus e o fim dos tempos. O Papa Clemente VI, numa bula de 1348, declarava: "Deus está castigando o seu povo com uma grande peste". (fonte: Novas.blogspot.com.br)

A Peste Negra na Itália em 1348, segundo uma ilustração de
Marcello
A posição da igreja já é bem conhecida e debatida mas normalmente deixamos passar a posição dos ditos sábios da época. A universidade de Paris, por exemplo, defendia que a origem da peste se devia à conjugação dos planetas Marte, Júpiter e Saturno sob o signo de Aquário. Outros afirmavam que eram os gases da cauda de uma cometa que provocara a peste e originara um sismo em Itália. Na Alemanha a culpa era dos judeus que tinham envenenado o ar e a água, razão por que foram assassinados aos milhares.
Várias teorias sobre o modo como a peste se propagava surgiam por toda parte. Segundo Gentile de Foligno o ar doente penetrava através da respiração, ia para o coração onde estava o espírito vital e daí se estendia a  todo o corpo.
Dos muitos métodos de prevenção do contágio talvez o mais peculiar, ou pelo menos um dos mais conhecidos é o que preconizava o uso da famosa máscara de bico de ave.



A máscara de bico de pássaro que teve sua origem na Idade Média, era parte do costume dos médicos da peste junto com um sobretudo de corpo inteiro. Os médicos no século XIV acreditavam que a roupa longa  e as máscaras os protegiam de doenças. O bico da máscara servia para abrigar um filtro recheado de ervas aromáticas (incluindo menta), especiarias, flores secas, cânfora e uma espuma de vinagre. O propósito da máscara era proteger a pessoa da infecção, que de acordo com a teoria Miasmática, eram transmitidas pelos odores venenosos. A teoria miasmática caiu com a descoberta do germe. (fonte: chez.com.br)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário