8 de novembro de 2011

Escalpo Europeu

A multiplicidade dos métodos de tortura - muitos deles surgidos ou aprimorados na Idade Média - é incontável e um método, em especial, deveria ser angustiante para as mulheres uma vez que eram elas as vítimas da laçada ou escalpo europeu.
A tortura consistia no entrelaçamento de pedaços de metal nos cabelos das mulheres que em seguida eram torcidos até que a mulher cofessasse o crime do qual ela fora acusada ou até que os cabelos juntamente com o couro cabeludo fossem arrancados de sua cabeça.

Aqui eu abro um parêntese para fazer uma  explicação. Normalmente a nossa visão tradicional referente ao escalpelamento nos remete ao velho oeste estadunidense onde os índios, notadamente os Apaches, escalpelavam os invasores brancos, mas a prática do escalpelamento como pudemos ver é bem mais antiga e na verdade nem mesmo era uma prática indígena. 
A diferença que deve ser apontada aqui está no fato de que no caso do escalpo praticado na Europa havia o elemento da tortura como punição de caráter religioso enquanto o escalpo na América introduzida pelos europeus foi uma forma de extermínio dos índios uma vez que no Estado da Pensilvania pagava-se por índio morto e o escalpo era a prova de serviço cumprido. Obviamente com o tempo a prática foi adotada pelos indígenas contra os brancos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário