7 de novembro de 2011

10 cemitérios que vale a pena conhecer

Normalmente cemitérios são - literalmente - os últimos lugares que alguém gostaria de visitar, o que não quer dizer que não sejam lugares interessantes. Na verdade quando sabemos que o metro quadrado de alguns cemitérios são mais caros do que o metro quadrado em uma grande cidade como São Paulo, por exemplo, nos perguntamos o que pode haver de tão atraente nestes lugares de descanso eterno. Talvez por isso a National Geographic tenha listado em seu site o Top 10 dos cemitérios, alguns bem famosos. Tal como aparece abaixo em matéria publicada no site Terra.

Nesses cemitérios famosos, olhar além da superfície pode ser assustador, mas as legendas escondem pessoas famosas, além de belas esculturas. O site da National Geographic lista dez que são imperdíveis. Confira.

Forest Lawn, em Los Angeles, Califórnia: é famoso por ser o lugar de descanso de estrelas como Bette Davis, Michael Jackson e Lucille Ball.

Forest Lawn, em Los Angeles, Califórnia


2º Cemitério Green-Wood, Brooklyn, Nova York:
De Louis Comfort Tiffany ao artista Jean-Michel Basquiat, muitos dos nomes gravados nas lápides, monumentos de granito, arenito e mausoléus são de artistas e celebridades. Mas a verdadeira atração deste oásis são os lagos glaciais, e um portão estilo gótico de 1861.

Cemitério Green-Wood, Brooklyn, Nova York

 
3º Cemitério Lone Fir, em Portland, Oregon:
Um dos poucos cemitérios que permite o plantio de uma árvore ou de um jardim para homenagear o morto. Você encontrará um memorial em obras para os imigrantes chineses que ajudaram a construir a cidade, e criptas dos capitães da indústria, como o imponente mausoléu da família, de estilo gótico, MacLeay.

Cemitério Lone Fir, em Portland, Oregon

 
4º Cemitério Merry, Romênia:
Escondido atrás de uma Igreja, há cruzes de carvalho esculpidas e arte e poesia contam contos peculiares dos mortos. Em um epitáfio, um pedido póstumo: "deixe um pouco de vinho."


Cemitério Merry, Romênia



5º Xoxocotlan, Oaxaca, México:
Em torno de uma capela antiga, em ruínas, pode ser difícil de caminhar entre as lápides, especialmente durante o dia de celebração dos mortos. Foliões começam com uma vigília na noite de 31 de outubro, quando o partido é festejado com altares, velas e pétalas de calêndula.

Xoxocotlan, Oaxaca, México

 
6º Antigo Cemitério Judaico, Praga, República Checa:
Cerca de 12 mil túmulos, que vão do gótico ao rococó, fazem parte deste cemitério, que data do século 15. Símbolos adornam lápides, como o leão gravado no túmulo de Judá Loew Ben Bezalel, o rabino-chefe de Praga, no século 16 que, que segundo a lenda fez um golem de barro para proteger a comunidade judaica da cidade.

Antigo Cemitério Judaico, Praga, República Checa

 
7º Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina:
Neste cemitério os visitantes sempre se dirigem ao túmulo de Eva Perón (sob seu nome de solteira, Duarte). Entre os anjos de pedra grande e mausoléus esculpidos está a escultura de cortar o coração de uma noiva que morreu em uma avalanche em sua lua de mel.


Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina


 
8º St. Louis nº 1, New Orleans, Louisiana:
O mais antigo da cidade foi inaugurado em 1789. Acredita-se que a "rainha do vudu", Marie Laveau, está enterrada lá.

St. Louis nº 1, New Orleans, Louisiana

 
9º Père-Lachaise, Paris, França:

Inaugurado em 1804, esse cemitério é a última casa do músico Jim Morrison e de Oscar Wilde. Admiradores e groupies espalham presentes e deixam beijos nos túmulos das celebridades.


Père-Lachaise, Paris, França



10º Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts:
Na lista dos norte-americanos enterrados aqui estão Mary Baker Eddy, Winslow Homer e Henry Wadsworth Longfellow. Essa faixa tranquila de colinas é recheada de majestosos carvalhos, e jardins. Fundado em 1831, o projeto paisagístico é aberto ao público.


Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts

Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário