12 de julho de 2010

"Opus Magna" - A Pedra Filosofal


A Pedra é a meta da Grande Obra. Foi visto como uma pedra de toque mágica que poderia aperfeiçoar qualquer substância ou situação imediatamente. A Pedra Filosofal foi associada com o Sal do Mundo, o Corpo Astral, o Elixir, e Jesus Cristo.

A história
A Pedra Filosofal era o principal objetivo dos alquimistas. Segundo a lenda, era um objeto que poderia aproximar o homem de Deus. Com ela o alquimista poderia transmutar qualquer metal inferior em ouro, como também obter o Elixir da Longa Vida, que permitiria prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado pelos alquimistas de “A Grande Obra” (“Opus Magna”). A lenda da pedra filosofal não existe na alquimia chinesa.

Aparentemente, o trabalho de laboratório dos alquimistas na busca pela pedra filosofal era, na verdade, uma metáfora para um trabalho espiritual. Neste sentido, a transmutação dos metais inferiores em ouro seria a transformação de si próprio de um estado inferior para um estado espiritual superior. A busca por esta pedra filosofal é, em certo sentido, a busca pela evolução do caráter, na maçonaria isto é bem claro visto que o propósito é lapidar a pedra bruta do Eu.

Torna-se mais clara a razão para ocultar toda e qualquer conotação espiritual deste trabalho, na forma de manipulação de “metais”, se nos lembrarmos que na Idade Média qualquer um poderia ser acusado de heresia, satanismo e outras coisas, acabando por ser queimado na fogueira.

A pedra filosofal poderia não só efetuar a transmutação, mas também elaborar o Elixir da Longa Vida, uma panacéia universal, que prolongaria a vida indefinidamente. Isto demonstra as preocupações dos alquimistas com a saúde e a medicina. Vários alquimistas são considerados precursores da moderna medicina, e entre eles destaca-se Paracelso, pseudônimo de Theophrastus Bombastus Von Hohenheim. (sim, é mais fácil chamá-lo pelo apelido).


Como fruto de suas investigações na alquimia, criou remédios e descobriu caracterísicas de muitas enfermidades. Acredita-se que Paracelso foi o precursor da homeopatia moderna, pois ele assegurava que "o aparelho cura o aparelho", fabricando seus medicamentos com base nessa teoria.


Ao longo da história a criação da pedra filosofal foi atribuida à várias personalidades, como Paracelsus e Fulcanelli, porém é inegável que a lenda mais famosa refere-se à Nicolas Flamel, (imagem a esquerda) um alquimista real que viveu no século XIV, segundo o mito Flamel encontrou um livro sobre cabala e alquimia que pertencera à Abraão, por meio deste livro pode fabricar a pedra, segundo a lenda, este seria razão da riqueza de Flamel, que inclusive fez várias obras de caridade, adornando-as com símbolos alquímicos, ao falecer, a casa de Flamel foi saqueada por caçadores de tesouros ávidos por encontrar a pedra filosofal.


A lenda conta que, na realidade, ambos, Flamel e sua esposa, não morreram, e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas no lugar de seus corpos. Conta-se também que após desaparecerem misteriosamente, ele e sua esposa foram vistos aqui e ali com um estranho tom dourado na pele, sem mostrar sinais de envelhecimento. Em 1818, apareceu em Paris um homem que dizia ser Flamel, Oferecendo os segredos da pedra filosofal. Realidade ou fantasia?

(fontes: site symbolom.com e arquivos pessoais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário