13 de julho de 2010

Touro


Hércules e o touro de Minos


Em sonhos, o ato de matar um touro simboliza a ascendência da consciência humana sobre as forcas emocionais animalescas, sendo que as touradas são um símbolo da superação ao impulso sexual, através do auto-controle e disciplina.
Nos “mistérios mítricos”, a imolação do touro ocupava um papel de destaque, nesses cultos, ele era chamado de “guardião do eixo da terra”, e são eles que invertem o “eixo do círculo do céu”. Mitra, que era chamado de Jovem, possuia um séquito de deuses jovens com cabeça de touro, que eram um desdobramento dele mesmo, a divindade maior.
O abate do touro significa um domínio sobre os instintos animais, mas também uma violação da lei. O animal representa o instinto e a proibição, e o homem sente-se mais homem, quando é capaz de sacrificar sua natureza animal. Os sonhos em que aparecem o ego onírico carregando um touro, tal qual Mitra o fez, tem o mesmo significado que a via-crucis de Cristo, é um símbolo de renascimento.Mitra carrega o touro vencido, numa representação do pai, do monstro, gigante e animal perigoso .
O touro é um símbolo da fecundidade, e Júpiter coabitou com Deméter, a deusa da fecundidade, sob a forma de um touro.

Nos simbolismos bíblicos, o touro é usado para indicar poder e força. O "mar de fundição," em frente ao templo de Salomão, repousava sobre as representações de 12 touros, em grupos de três, de frente para cada um dos pontos cardeais. (2ª Crônicas 4:2, 4) Cada uma das quatro criaturas viventes que Ezequiel observou em visão junto ao trono de Jeová, semelhante a um carro, tinha quatro faces, uma das quais era a dum touro. (Ezequiel 1:10) Na visão do apóstolo João, uma das quatro "criaturas viventes" que estavam ao redor do trono era como um novilho. (Apocalipse 4:6, 7) Por isso, o touro representa apropriadamente um dos atributos básicos de Deus, a saber, ilimitado poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário