21 de setembro de 2012

J-GOTH


Japonês "Goth" provavelmente não deveriam ser chamados de Góticos em tudo. Embora as modas ostentadas pela multidão alternativa em Harajuku (equivalente de Tóquio de Camden) foram em grande parte inspiradas pelo movimento Gótico ocidental, J-góticos tendem a entrar nesta subcultura através de diferentes raízes: ou anime "cosplay" (vestir-se como seu personagem de anime favorito) ou através da própria cena musical alternativa do Japão: Visual Kei, muitas vezes pensasse ter sido iniciada pela banda de rock japonesa X-Japan.

Bandas Visual Kei variam enormemente em som. Eles podem tomar a forma de heavy metal (ex. Dir ~ en ~ Grey) ou algo mais como “cheesy Euro-pop” (L'Arc Malice Mizer ~ en ~ Ciel). O que é importante, no entanto, é o “look” da banda, que leva Goth, Punk e elementos Glam e mistura tudo isso em uma combinação única e andrógina. Muito freqüentemente, estas na sua maioria formada por homens vão tentar adquirir um “look” tão feminino quanto possível (a ponto de se vestir de drag).

Este estilo passou recentemente por um círculo completo, com os ocidentais agora emprestando elementos de moda do estilo japonês. A mais popular e característica delas é, sem dúvida, o “look” "Gothic Lolita" (uma espécie de cruzamento entre Gótico, a moda vitoriana, Alice no País das Maravilhas e empregada francesa), que agora se tornou uma parte do espectro ocidental gótico.

Traduzido e adaptado de:

Um comentário:

  1. Apesar da indumentária gótica estar presente em diversos círculos musicais japoneses e estar fortemente mesclada ao Visual Kei e Lolita, a cena gótica/industrial/cyber é forte e muito bem representada no Japão por bandas como Velvet Eden, Jelsomena, Art Marju Duchain, Eve of Destiny, Aural Vampire, Dj SiSeN, GPKism, entre outras inúmeros grupos que fazem ou fizeram um excelente trabalho dentro da cena. Basta dedicar um pouco de tempo e pesquisa para descobrir que a subcultura gótica no Japão não está presente apenas no visual dos estilos Gothic Lolita e em elementos do Visual Kei, mas que há uma cena comportamental, visual e musicalmente solidificada desde os anos 80 no Japão.

    ResponderExcluir