8 de junho de 2012

Os vampiros búlgaros


Esta matéria foi publicada originalmente no site Sábado


Costume pagão recomendava que estacas de metal fosse cravadas de forma a impedir que o defunto se erguesse como vampiro.

De acordo com o Daily Mail, Dois "esqueletos de vampiros" foram encontrados perto de um mosteiro, na Bulgária. Já são mais de uma centena os cadáveres desenterrados com uma estaca de metal a perfurar-lhe o peito, descobertos em várias escavações por todo o país, afirmam arqueólogos búlgaros ao Medical Daily.

(além da Bulgária outro local que recentemente foi foco dos vampiros desenterrados foi Veneza onde ficou famosa a história da Vampira de Veneza)*

Apesar do nome, estes restos mortais não se tratam de irmãos raciais do território aristocrata que Bram Stocker popularizou no seu romance, Drácula, publicado no final do século XIX. Os "esqueletos de vampiros" são, na verdade, resultado de um costume pagão, popular em algumas aldeias da região Balcã.

Segundo se acreditava, uma estaca de ferro martelada no torso ou no coração dos cadáveres de pessoas particularmente malvadas durante a sua vida, impedia que estes retornassem dos mortos e se alimentassem dos vivos, dizem os arqueólogos do país.

À Fox News, Bozhidar Dimitrov, presidente do museu de História Nacional da Bulgária, refere que na semana passada foram encontrados mais dois esqueletos que obedeciam a estas características. Durante as pragas que assolaram o continente europeu entre os séculos XIV e XVIII, os coveiros que reabriam as campas comuns deparavam-se por vezes com cadáveres que aparentavam estar intactos. Historiadores ouvidos pelo Daily Mail acreditam que este pode ter sido um dos motivos que originou o mito dos vampiros, por se crer que estes não se tinham decomposto por se alimentarem dos restantes defuntos.

O mito medieval é visitado recorrentemente na cultura de ficção ocidental. Contudo, os dois esqueletos recentemente descobertos, com cerca de 700 anos de idade, são exemplo de uma prática que perdurou até o início do século XX.

*Acréscimo pessoal

Um comentário:

  1. Krlh Muitoo Pica Amei O Blog So Muito Ligada A Essas Coisas !

    ResponderExcluir