1 de fevereiro de 2012

Pin-ups góticas

Muitos estilos e conceitos culturais podem ser listados como sombrios e entre eles poderíamos citar, por exemplo o Gótico, o Punk, o Heavy metal, o Trash metal, Darkwave e tantos outros cujo número seria grande demais para citar aqui. No entanto, outros estilos podem nos deixar com o questionamento: será que este estilo poderia ter sua versão sombria? A pergunta normalmente surge porque o estilo em questão talvez se baseie em conceitos não tão "sombrios" assim e que na verdade até mesmo vão na direção contrária, mas a pergunta que deveria ser feita é: O que realmente impede que um estilo possa ser considerado sombrio? 

Neste sentido devo reconhecer minha ignorância sobre o assunto e dizer que por muito tempo considerava difícil - e por que não dizer impossível - que determinados estilos pudessem ser vertidos de forma sombria e isto de certa forma fez com que postagens como essa ficassem muito tempo na "lista de espera".

Vencido este obstáculo, nesta postagem venho trazendo um pouco do universo pin-up gótico.

Imagem clássica de
uma pin-up 
de Patrick Hitte.

§§§

Pin-ups são modelos cujas imagens
sensuais produzidas em grande escala
exercem um forte atrativo na cultura
pop. Destinadas à exibição informal,
as pin-ups são geralmente modelos
e atrizes, mas também se pode en-
contrar outros tipos de pin-ups
que são as mais comportadas,
porém utilizam um pouco de erotismo
da pin-up. Embora elas sejam realmente
muito sensuais, temos a mistura do clássico
romantismo. Uma das marcas de uma pin-up
é a cereja, batom bem forte delineador entre
outros. O termo foi documentado pela primei-
ra vez em inglês em 1941; contudo, seu uso
pode ser rastreado pelo menos até a década
de 1980. As imagens pin-up podiam ser re-
cortadas de revistas, jornais, cartões pos-
tais, cromo-litografias e assim por diante.
Tais fotos apareciam frequentemente
em calendários, os quais eram produ-
zidos para serem penduradas (em
inglês, pin-up) de alguma forma.
Muitas pin-ups eram fotografias
de celebridades consideradas sex
symbols
. Betty Grable foi uma das
mais populares dentre as primeiras
pin-ups. Outras famosas foram Joan
Crwford, Glória Swanson, Bettie Page
Brigitte Bardot, Marilyn Monroe e
Dita Von Teese.

Fonte:
wikipedia
Segundo o site alienagratia.wordpress.com "... existem elementos que identificam a pin-up. maquiagem bem feita com delineador nos olhos, cílios feitos, sobrancelhas feitas e arqueadas, batom vermelho mais escuro ou mais claro, cabelos bem feitos com franja ao estilo Bettie Page, ondulados ou com penteados baseados em décadas como as de 1920, 30, 40 ou 50. Unhas vermelhas ou escuras, ... E há também as pintinhas no rosto, como as de Marilyn, Marlene e Dita. ..."  

Embora evidentemente não se trate de uma releitura direta do estilo pin-up de se vestir (e ser) a temática pin-up no universo gótico sem dúvida trás, como diria a autora do blog acima citado, 'feminilidade ao ar pesado' do estilo gótico. O gótico tende a ser, pelo menos em determinados casos, bastante rebuscado como por exemplo no caso do Victorian gothic cuja inspiração vem do século XIX. 

Com uma inspiração comparativamente bem mais moderna as pin-ups góticas mantém o preto como cor usual, característica do gótico, mas estão mais abertas ao uso de outras cores como o azul, rosa ou vermelho por exemplo, que são cores mais suaves e comuns ao visual pin-up. Esta mescla entre elementos estilísticos característicos das décadas de 20 à 50 e elementos mais contemporâneos como o vinil, pinos de metal, piercings e outros que fazem parte de um vestuário nais metaleiro não são as únicas 'cerejas' sobre o bolo, outros elementos como tatuagens e coturnos estão presentes no visual pin-up gótico e compõe, na minha opinião, certo ar subversivo, exótico e ainda mais sensual ao visual pin-up.

Embora acrescentar certos acessórios ou usar uma cor determinada não sirvam para "converter" algo em sombrio (e nem poderiam), estes são por sua natureza simbólica capazes de dar uma nova visibilidade aos estilos usados como base inspiradora para quem compõe seu estilo pessoal, assim sendo deixo abaixo alguns exemplos do pin-ups góticas.

                                                                                                                                                                     

Fonte:
alienagratia.wordpress.com
Fonte:
alienagratia.wordpress.com
                 

Fonte:
alienagratia.wordpress.com
Fonte:
alienagratia.wordpress.com
                           

Fonte:
alienagratia.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário