14 de fevereiro de 2012

Domingo Sombrio

"O domingo é sombrio / obscuro
As minhas horas são despertas (sem sono)
queridas são as inúmeras sombras
Com as quais convivo..."

Com essas palavras tem início a história de uma música que viria a ser, segundo se crê, responsável por vários suicídios nos idos anos 30. A história envolve o nome do compositor húngaro Rezsõ Seress, compositor cuja vida fora marcada pelos insucessos tanto em sua vida profissional, visto nunca ter realmente alcançado a grande fama (até a criação da citada música), quanto em sua vida pessoal graças às brigas com sua namorada.

De fato tendo sido a fonte em parte da profunda melancolia que inspirou o compositor a escrever a letra de tão mortífera música, sua namorada, teria sido encontrada morta pelo próprio Rezsõ Seress quando este mais uma vez tentava a reconciliação. Sua amada havia se suicidado tendo junto a ela uma cópia de Gloomy Sunday (Domingo Sombrio).

Rezsõ Seress

"Estou no meio deste sucesso mortífero
como um homem sendo acusado.
Esta fama fatal magoa-me.
Chorei todas as decepções do
meu coração nesta canção e
parece que outros, com
o mesmo sentimento que eu,
encontraram nela sua própria dor."
Embora a música por certo tenha despertado nos corações mais desesperados toda a dor de um amor perdido - o que por vezes acontece - não seria de bom tom acreditar que uma melodia por si só poderia ser responsável pela desgraça de inúmeros suicídios. Como já diria meu professor de História não podemos desconsiderar o contexto da época. Num momento de profunda crise, como o foi o da década de 30 o desespero naturalmente toma conta da sociedade e pensamentos mais sombrios se afloram. Neste cenário a triste nota de um canto melancólico parece o arauto do desespero eterno e a resposta certa a dor de uma vida angustiada e sem perspectiva.

Ainda assim, devido ao número alto de suicídios por conta da influência da música sua reprodução foi interrompida nas rádios. Quanto ao triste Rezsõ, se suicidaria aos sessenta e nove anos ao saltar de uma janela. Ironicamente a música que um dia fora "banida" entraria para história e se tornaria presença marcante nas vozes de vários músicos atuais como por exemplo a cantora Emilie Autumn.   

Histórias de músicas que levaram seus ouvintes ao suicídio ou ao assassinato são muito comuns e por certo já ouvimos falar das músicas de teor satânico que fizeram jovens cometerem os mais horrendos atos. Sem querer entrar no mérito de tal crença parece pouco provável que em outras circunstâncias, Gloomy Sunday ou qualquer outra música poderia ser realmente responsável pelo delírio último de uma alma atormentada cuja morte se lhe apresenta como resposta às súplicas de paz e término de uma profunda dor de espírito.

E claro, para os curiosos deixo uma tradução em português desta música que trás consigo o peso de inúmeras almas que por ela e nela encontraram o último acorde de suas existências.






Domingo Sombrio
O domingo é sombrio / obscuro
as minhas horas são despertas (sem sono)
Queridas são as inúmeras sombras
Com as quais convivo
Pequenas flores brancas
Nunca te acordarão
Nem onde o coche negro
Da dor te levou
Os anjos não pensam
Alguma vez em te devolver
Ficariam eles zangados
Se pensasse juntar-me a ti?

Domingo sombrio

O domingo é sombrio
Com sombras, eu dispendi de tudo
O meu coração e eu
Decidimos acabar com tudo
Em breve haverá flores
E orações que dizem saber
Não as deixem chorar
Deixem saber
Que estou feliz por partir
A morte não é um sonho
Na morte eu te acarinho
Com o último suspiro da minha alma
Eu te abraçarei

Domingo sombrio

Sonhando
Eu estava apenas sonhando
Acordo e encontro-te a dormir
No fundo do meu coração
Querida, eu espero
Que o meu sonho nunca te assombre
O meu coração revela
O quanto eu te quis
Domingo sombrio

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário