23 de junho de 2011

Croatoan

Mundo a fora inúmeras lendas povoam o imaginário popular. Muitas destas parecem não passar de pura ficção e - infelizmente - na maioria dos casos não passa realmente de mera invenção. No entanto, uma destas lendas ocorrida nos Estados Unidos conta com um fundo histórico que minimamente nos leva a questionar até que ponto estas histórias deixam de ser apenas histórias e beiram uma perturbadora realidade.

A história em questão é a Lenda de Croatoan. Muito comum na América do Norte a Lenda de Croatoan pode soar completamente desconhecida para a maioria das pessoas, com exceção daqueles que costumam acompanhar a série Sobrenatural (Supernatural) que já chegou a mencionar em alguns de seus episódios a  referida lenda. A série, aliás, me abriu o interesse em escrever este post, mas como de costume procuro dar uma visão um pouco mais ampla sobre o assunto, por isso escrevo o que segue abaixo. 

A história começa por volta de 1587 na Ilha de Roanoke, Carolina do Norte (EUA) local de um antigo assentamento inglês que desaparecera misteriosamente em 1590. Croatoan foi a palavra encontrada escrita no tronco de uma árvore no centro do povoado enquanto todas as pessoas que ali se encontravam haviam sumido, porém, a história não termina por aí, de acordo com algumas versões apenas as roupas das pessoas foram deixadas para trás. Tanto a lenda de Croatoan quanto esta peculiaridade da lenda foram fonte de inspiração para o filme Mistério da Rua 7.

Nos episódios de Sobrenatural, "Croatoan" era um vírus mortal usado por um demônio (Azazel) em uma cidade, mas na realidade, embora Croatoan obviamente seja uma referência à tribo homônima, ninguém sabe exatamente o que a palavra significa dentro daquele contexto, apesar disso, vários estudiosos e historiadores teêm suas próprias teorias.

O que realmente sabemos é que 117 pioneiros ingleses vieram para Roanoke Island para estabelecer um assentamento e três anos mais tarde desapareceram sem deixar rastro. Em meio a muita especulação teoriza-se que o grupo teria se dividido em duas facções uma teria sido morta por índios hostis enquanto o outro fora assimilado em uma das tribos indígenas. Ninguém sabe ao certo, mas o povo da Carolina do Norte acredita que os índios "Lumbee", que povoam Roanoke Island, são os descendentes destes colonos ingleses.

Na imagem a fotografia de um grupo de índios descendentes
da tribo Croatan de Sampson County, Carolina do Norte.
Embora os antepassados destes estivessem mais familiarizados
com as lendas do Demônio Croaton, estes e os atuais
provavelmente pouco sabem sobre o mesmo.
A fotografia é de 1916 e foi feita na frente de uma escola.

...

Após o desaparecimento dos 117 de Roanoke Island, poucas
provas viriam a surgir que pudessem explicar qual teria
sido o destino dos colonos. No entanto, alguns relatos
interessantes existem. Por exemplo, em 1709, o explorador
inglês John Lawson teria visitado Roanoke Island e passado
algum tempo entre os índios Hatteras, descendentes da tribo
Croatoan.
Em uma nova viagem para Carolina, ele teria escrito que vários
dos seus antepassados eram pessoas brancas o que poderia
ser confirmado pelos olhos cinzentos encontrados entre
estes índios e não entre outros índios.
Das muitas lendas que surgiram derivadas de Croatoan existe aquela envolvendo seu ataque por índios, contada pelo pai de Pocahontas - sim! aquela. A história contada a John Smith diz que os que sobraram da colônia foram morar com a tribo Chesapeake, porque tinham sido atacados pela tribo Powhatan. Outras teorias contam que eles teriam tentado voltar para Inglaterra e se perderam no mar, mas isso seria improvável, uma vez que eles só possuiam pequenos botes. Quanto a serem dizimados por uma doença não seria condizente com a ausência de corpos.

No entanto, a teoria que mais desperta a curiosidade é aquela que envolve um tipo de poder malígno. A palavra Croataoan é muitas vezes associada a croaton, um tipo de demônio indígena.

Apesar de todas as teorias, de todas as explicações mesmo com tanta suposição a Lenda de Croatoan continua sendo uma fonte inesgotável de inspiração. O simples fato de não haver um consenso quanto aos reais motivos de mais de 117 pessoas terem desaparecido de modo tão estranho e pior ainda nunca terem sido encontrados sinais de seu destino nos leva a conjecturar todo tipo de explicação. A Lenda de Croatoan, no entanto, não foi o único caso de misterioso desaparecimento em massa de populações estabelecidas na América, outros casos como por exemplo o que fez desaparecer uma colônia viking estabelecida na Groenlândia, antes mesmo de Colombo ter oficialmente descoberto a América levanta ainda mais o coro daqueles que clamam por algo de sobrenatural que esteve em ação no passado dessas populações e que, quem sabe? pode estar agindo à espreita ainda hoje.  
 
Batismo de Virgínia Dare,
litografia de 1880

Outro subproduto da Lenda de Croatoan é o referente à
Virgínia Dare, ela teria sido considerada a primeira
criança de origem européia a nascer na América, dado que
não é completamente verdadeiro, pois é sabido que
outros grupos europeus teriam chegado anteriormente à
América.
Virginia Dare era neta de John White, o mesmo que retornou
à Inglaterra em 1587 para reclamar mais provisões para a
recém criada colônia. A criança desaparecera do mesmo modo
como os demais habitantes da colônia e da mesma feita
nunca mais seria vista novamente.
Ao longo de mais de 400 anos, Virgínia Dare se tornaria
uma figura de grande importância no folclore americano,
despertando as mais diversas reações por exemplo, inocência,
pureza, esperança, aventura e bravura  Sua imagem tem sido
usada em livros, poemas, canções, histórias em quadrinhos,
programas de televisão e filmes. Muitos lugares na Carolina
do Norte e em outras partes dos Estados Unidos tem sido
nomeados em sua honra.
Atualmente existe um memorial para Virginia Dare na Igreja
de St Bride em Fleet Street. A escultura em bronze, criada
em 1999, substitui uma escultura em mármore
esculpida em 1957. O motivo? A original está desaparecida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário