12 de janeiro de 2011

Dark Wave - Medieval Renascentista

As vozes angelicais com fortes influências da música clássica* são uma tônica deste estilo musical. Já dentro do contexto da música popular o termo 'neoclássico' é frequentemente usado para se referir à esta música influenciada pela música clássica que incluem elementos da música barroca, clássica, romântica e impressionista. possui uma qualidade melancólica, visionária e, por vezes, nostálgica. Um outro termo aplicado a este estilo é "Neoclassical Dark Wave" nele se faz uso extensivo de elementos orquestrais tais como instrumentos de bronze, órgãos e sintetizadores.
Quando relacionada à música consumida na cultura obscura, o termo Medieval pode referir-se à música do período medieval (principalmente da Baixa Idade Média no período de transição para a Renascença) ou ao estilo produzido por bandas e artistas contemporâneos que se inspiram na música medieval.

A música do período medieval é caracterizada, inicialmente, por melodias vocálicas sem acompanhamento instrumental, que fluem livremente desenvolvendo-se com suavidade e ritmos irregulares. Posteriormente, surgiu a polifonia e o acompanhamento de instrumentos como flautas, tambores e instrumentos de corda. Estas variações podem ser associadas tanto à musica medieval religiosa como a música medieval profana.

A música produzida atualmente que é inspirada no período medieval traz, além das características da música medieval de várias fases, também experimentalismos eletrônicos que, algumas vezes, flertam com Ethereal. Alguns artistas tendem a buscar uma sonoridade autêntica da época, enquanto outros produzem músicas com instrumentação mais complexa soando mais "pop".



*Para esclarecer é bom lembrar que quando falamos em música, mesmo aquela produzida na Renascença, usamos o termo "clássica" ou "música clássica".
Como a música produzida pelos gregos e romanos (civilizações clássicas referência do Renascimento) não pssuía partitura não era possível criar, na Renascença, uma "música neoclássica" por isso no Renascimento a música era "clássica" e não "neoclássica", diferentemente da arquitetura, por exemplo, que é neoclássica, pois a arquitetura "clássica" já possuía seus fundamentos estabelecidos desde a Antiguidade.
Abaixo algumas das referências dentro do estilo:
Mediaeval Baebes, Ataraxia, Arcana, Love is Colder Than Death (Neofolk), Ashram, This Ascension, Faith and the Muse (uma mistura de estilos), Emilie Autumn (uma mistura de estilos), Autumn Tears, Mirabilis (Neofolk), In the Nursery, Stoa, Dark Sanctuary, Qntal (Neofolk), Will, Ophelia’s Dream, Pax Hominibus, The Terror Twins, Fairyland, AngelZoom, Die Verbannten Kinder Evas, Elend, Dargaard (Neofolk), Gothica, Rajna, Arcanta, Chaostar.
Fontes: site spectrumgothic.com.br ;
site platypusart.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário