13 de agosto de 2012

Causa Mortis


  
CAUSA MORTIS
Assolam inclementes nas colinas lúgubres,
Os ventos do desgosto das alegrias de outrora
Esvaziam de meu peito os insignificantes amores
Que nesta existência me serviam por aurora.

Oh! Como é sombrio o anoitecer nestas paragens
Que há de ser agora, de minhas ilusões?
Estas frias estátuas... Minhas quimeras... Miragens...
Que há de ser de minha vida nestes rincões.

Aqui desvanece de minh’alma todo o engodo.
Vem deveras hoje ó morte e leva-me em teu logro.
Arremate este meu quadro tétrico
Que com tanto ardor elaboras em esboço
A minha débil figura.
Mostre-me aos olhos de todos cadavérico,
Esquálido, exaurido de minha própria esperança
Retrato fiel de minh’amargura.

Joga-me enfim aos braços do purgatório
Esqueças-me por ali
Não quero ouvir dos viventes seus cantos funerários,
Do livro sacro seus salmos de profundis.
Esqueças-me e não me deixes sair,
Senão para ver do horizonte o fulgurar etéreo.
Melhor que nestas serras
É estar prostrado num cemitério.

Mas, faz-se insensível à minha petição
Esta donzela funesta, descarnada.

Afasta-se de mim e leva contigo meu coração
Afasta-se... Mas, leva por obséquio esta alma condenada.

Deus nobis haec otia fecit*




*Deus nos concedeu esse descanso. Palavras com que Virgílio nas Éclogas agradece a Augusto. São quase sempre empregadas satiricamente.


11 de agosto de 2012

VICTORIAN GOTH


Uma das maiores influências na moda gótica tem sido aquele transmitido pela literatura gótica de escritores vitorianos, como Edgar Allan Poe e Bram Stoker. Espartilhos, rendas, casacas e pele pálida são populares em todo o cenário, mas talvez nenhum outro gênero os utiliza tanto quanto o "Victorian Goth."

Os góticos vitorianos transmitem uma imagem de decoro e dignidade. As roupas 
devem ser historicamente precisas. Vestidos de baile e trajes de luto são particularmente proeminentes na cena gótica vitoriana.


Góticos vitorianos também podem entrar em atividades que eram populares na alta sociedade vitoriana, incluindo teatro, bailes de máscaras, festas de chá e poesia. E, naturalmente, qualquer tipo de festival vitoriano.

Quanto à música, ópera e música clássica são os verdadeiros gêneros Góticos vitorianos, mas de inspiração vitoriana bandas como Rasputina também são aceitáveis.




10 de agosto de 2012

TRAD GOTH


O Gótico Original. Surgido por volta dos anos 80 o Gótico Tradicional (Tradgoth) são provavelmente quem mais valoriza a cena tradicional desde os seus primeiros dias, quando começou a evoluir a partir de Punk.

Os Góticos tradicionais veneram bandas góticas tradicionais tais como - Bauhaus, Siouxsie and the Banshees, The Birthday Party, The Sisters of Mercy. Outras bandas influentes (por

 exemplo, Velvet Underground) também podem ser reverenciadas como divindades menores.

A moda é fortemente influenciada pelo Punk prevalecente no período – meias arrastão, jaquetas de couro, piercings - além de pesada maquiagem, e cabelo enorme e ocasionalmente artes bondage. E, claro, muito preto.

Infelizmente, Góticos tradicionais muitas vezes acreditam que o Gótico está morto, e a cena moderna oferece pouco consolo.



9 de agosto de 2012

ROMANTI GOTH

Enquanto góticos tradicionais (Tradgoth) tendem a ser tudo sobre a cena musical dos anos 80, góticos românticos (ou "RomantiGoths") focam no mundo sombrio, sensual e misterioso do gótico criado pela literatura vitoriana e filmes subseqüentes. Em outras palavras, eles são provavelmente mais "góticos" do que os "Góticos", se isso faz sentido. Características de identificação são roupas 
de veludo e rendas (muitas vezes de inspiração vitoriana ou medieval), e amor pela poesia e literatura.

É, portanto, não surpreendentemente que góticos românticos são geralmente emocionais, tipos criativos e sonhadores. Rosas mortas, cemitérios em ruínas e crânios antigos são coisas de rara beleza a estas criaturas. Bandas preferidas tendem a serem aquelas que se concentram em "chocar" em vez de "horror", e assim podem incluir bandas downtempo ethereal (ex. Love Espirais Downwards) e bandas folk-ish (All About Eve, Faith And The Muse). The Sisters of Mercy e The Cure tendem a cair muito bem. E, claro, um pouco de música Clássica (erudita), especialmente Bach ou Wagner.

Traduzido e adaptado de: http://www.blackwaterfall.com/2romantic.php

8 de agosto de 2012

CYBER GOTH


Góticos cibernéticos são verdadeiramente a antítese de tudo o que é Gótico. Eles gostam de cores neon, futurismo culto e tecnologia, e ouvir música dançante que é tão diferente do Gothic Rock quanto possível.

Então, por que eles são chamados de góticos, afinal? Poderia ser por causa do cenário musical que evoluiu gradualmente do Industrial, primeiro experimento eletrônico dos góticos.
 Pode ser que as letras do seu gênero musical preferido (Electronic Body Music, ou EBM, por exemplo. VNV Nation) geralmente sejam muito profundas e muito deprimentes para os fãs de dança. Poderia ser porque eles têm o cabelo estranho.

A identificação do Cyber gótico é fácil: eles serão os mais evidentes no clube com suas
Suas tranças insanas, óculos e roupas de delirante inspiração futurista.

Apesar de serem alguns dos membros mais animados da cena, todos os outros góticos parecem avessos a este tipo. Especialmente os fans do Industrial. No entanto, não se pode negar que o cenário cibernético é grande agora, e está ficando cada vez mais popular.

Traduzido e adaptado de: http://www.blackwaterfall.com/3cyber.php
                                                                                                                  

7 de agosto de 2012

FETISH GOTH


"Bizarrices" têm sido parte do movimento gótico desde o início desde os primeiros músicos góticos como Bauhaus começaram vestindo correntes, couro, meias arrastão e artes de escravidão no palco. Hoje, a imagem (e estilo de vida) permanece popular, com fetiches góticos modernos com uma gama ainda maior de roupas relacionadas a bondage disponíveis para escolher. Tatuagens, piercings e o
utras formas de modificação do corpo também são populares entre este tipo. E eles possivelmente têm um par de algemas, "mask/gag" e algum tipo de palmatória implementar em sua mesa de cabeceira.

Praticamente todos as bandas góticas escreveram uma música sobre sexo bizarro em algum momento, por isso não há verdadeiro gênero preferencial associado com Fetish Goth, embora a New Wave dos anos 80 (por exemplo, Depeche Mode) e Industrial (Throbbing Gristle por exemplo) tendem a ser mais fetish que a maioria.

Extraído e adaptado de: http://www.blackwaterfall.com/4fetish.php

6 de agosto de 2012

HIPPIE GOTH


No mundo dos estereótipos Góticos, você tem dois tipos: aqueles que pensam que os hippies são muito otimistas para seu próprio bem, e aqueles que são hippies. Uma espécie relativamente abundantes, góticos Hippie estereotipadas são amantes da natureza, seguem Paganismo e / ou Wicca e / ou misc. Religiões "New age" que se encontram em velas, cristais, incensos, Tarot, e qualquer outra coisa que pode ser encontrada na loja New Age local. A única grande diferença entre os hippies e os góticos Hippies é a prevalência de símbolos negros e ocultismo.

Como seus primos hippies, góticos Hippies são muitas vezes vegetarianos ou vegans, e são dedicados guerreiros ecológicos ou ativistas dos direitos dos animais. Quando não está em campanha para a paz mundial, no entanto, eles geralmente sabem como ter um monte de diversão, comer e beber excessivamente e em folias em torno de campos à meia-noite como parte de um "ritual celta antigo."

Quando se trata de música, góticos Hippie pode ser encontrado meditando ao Dark folk (por exemplo, Faith and the Muse), ethereal (por exemplo, Cocteau Twins) e Pagan Rock (por exemplo, Inkubus Sukkubus), além da tradicional Folk e New Age. góticos hippies mais velhos podem ouvir Fields of the Nephilim, The Cult e o mais psicodélico do espectro do fim dos anos 80 (ex.: Tones on Tail).

Extraído e adaptado de: http://www.blackwaterfall.com/5hippy.php