2 de janeiro de 2012

Gatos emparedados

Dentre tantas superstições que povoam o imaginário popular provavelmente poucas são tão sombrias quanto o antigo costume britânico de emparedar gatos vivos. O costume é bastante antigo e vez por outra algum gato é encontrado mumificado dentro das paredes de alguma antiga construção como o que foi encontrado dentro das paredes de uma casa do século XVII.

Segundo periódico: "A casa foi encontrada por arqueólogos durante escavações de um projeto de construção em Lancashire, no norte da Inglaterra. A casa foi descoberta perto de um reservatório no vilarejo de Barley. A construção tem uma sala fechada e, dentro de uma das paredes foi encontrado o gato mumificado. Os historiadores afirmam que a casa pode ter pertencido a uma mulher acusada de bruxaria que vivia na região no século XVII e acredita-se que o gato tenha sido emparedado vivo para proteger os moradores da casa de maus espíritos. Uma companhia de fornecimento de água, a United Utilities, levou os arqueólogos para o local, um procedimento de rotina da companhia antes de fazer obras de escavações em áreas que podem ter importância arqueológica.

Frank Giecco, arqueólogo que descobriu a casa, diz que "raramente temos a oportunidade de trabalhar em algo tão bem preservado". - Assim que começamos a cavar, encontramos o topo das portas e sabíamos que tínhamos em mãos algo especial. A região de Lancashire teve muitos registros da presença de mulheres acusadas de bruxaria mo século 17, principalmente na área de Pendle Hill, onde a casa foi encontrada. Na época distritos inteiros em algumas partes de Lancashire relatavam ocorrência de bruxaria, contra homens e animais, gerando uma onda de  acusações contra muitas pessoas. Em 1612, 20 pessoas, entre elas 16 mulheres de várias idades, foram levadas a julgamento, a maioria delas acusada de bruxaria, em um episódio que ficou conhecido na região como "julgamento das bruxas de Pendle".

Frank Giecco afirmou que a construção encontrada é um "microcosmo da ascensão e queda da área, do tempo das 'bruxas de Pendle' até a era industrial". - Há camadas de história bem na sua frente. Carl Sanders, gerente de projeto da companhia, conta que "não é com frequência que você encontra uma casa de contos de fadas completa, incluindo o gato da bruxa". - A construção está em ótimas condições, você pode andar por ela e ter um sentimento real de que está espiando o passado. Pendle Hill tem uma verdadeira aura, é difícil não ser afetado pelo lugar. Mesmo antes de descobrirmos a construção, havia muitas piadas entre os funcionários sobre as vassouras e gatos pretos. A descoberta realmente nos surpreendeu.

Simon Entwistle, especialista nas bruxas de Pendle, diz que "em termos de importância, é como descobrir a tumba de Tutancâmon". - Daqui a alguns meses teremos os 400 anos dos julgamentos das bruxas de Pendle e aqui temos uma descoberta rara e incrível, bem no coração da região das bruxas. Gatos aparecem muito no folclore das bruxas. Quem quer que tenha dado este destino horrível a este gato, certamente estava buscando proteção de espíritos malignos." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário