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30 de abril de 2011

NOVOS LIVROS PARA DOWNLOAD

O Obscurum vem anunciar novos livros disponíveis para download na página de literatura. Os livros são: "As Origens do Mal no Mundo", "As Propriedades Mágicas da Ankh" e "O Livro Negro do Cristianismo".
Dentre os assuntos que você encontrará nestes três livros está a análise que O Livro Negro do Cristianismo faz do papel representado pelo Malleus Maleficarum, o "martelo das bruxas", como reproduzido abaixo.

"... o Malleus Maleficarum (Martelo das feiticeiras), um verdadeiro tratado reproduzido através da nova técnica da prensa inventada por Gutenberg, que descrevia por completo o mundo das bruxas, seus malefícios, como reconhecê-las e como conduzir os interrogatórios. A tese do Malleus era que a bruxaria existia e que era uma forma de heresia, assim como negar sua existência era um comportamento herético. 
[...] O Martelo das feiticeiras, que foi impresso até 1669, tornou-se um verdadeiro best-seller na época.
Muitos outros "caçadores de bruxas" escreveram dissertações sobre o assunto, dentre os quais Jean Bodin, obstinado inquisidor e perseguidor que, por sua vez, foi acusado de heresia, e Henry Boguet, inquisidor suíço que entrou para a história por pedir a condenação à morte de algumas crianças acusadas de bruxaria. De certo ponto de vista, a caça àsd bruxas tornou-se uma gigantesca guerra do poder masculino contra as mulheres e contra as últimas formas de matriarcado.
Por exemplo, foi tirado do gênero feminino o "poder" de curar os males e assistir no parto, entregando-os ao monopólio dos médicos."

Visite a página e verifique outros títulos para download.

23 de abril de 2011

Astarte e Sua Relação Com a Páscoa

Nesta época do ano em todo o mundo cristão, e mesmo em alguns não cristãos, vemos as pessoas fazerem seus preparativos para a comemoração da Páscoa. Porém, que tipo obscuridade poderia haver por trás desta comemoração que num primeiro instante só nos remete à crianças comendo chocolate com o rosto pintado imitando coelhos?
Pois bem, a resposta para isso está em sua origem. E qual a sua origem?

Devemos remontar à época em que Páscoa (hebr.: pé·sahh; gr.: pá·skha) foi instituída. Isso ocorreu na noite que precedeu o Êxodo do Egito pelos judeus. A primeira Páscoa foi celebrada por volta da época da lua cheia, no dia 14 do mês judaico de abibe (mais tarde chamado nisã) do ano 1513 a.C. Dali em diante, deveria ser celebrada anualmente. Abibe (nisã) cai nos meses de março-abril do nosso calendário gregoriano. A Páscoa era seguida de sete dias da Festividade dos Pães Não Fermentados (antiga festividade judaica). A Páscoa comemora a libertação dos israelitas do Egito e serem os seus primogênitos ‘passados por alto’ quando Deus destruiu os primogênitos do Egito. Quanto à época do ano, caía no início da colheita da cevada. Essa era basicamente a forma como se comemorava a Páscoa nos tempos bíblicos. Mas, e hoje?

A atual comemoração da Páscoa possui outros elementos que foram acrescentados posteriormente, alguns até mesmo de origem pagã como o nome inglês para Páscoa - Easter - e é aí que entramos com o lado obscuro da Páscoa. 


A imagem acima retrata uma idealização da deusa Astarte esposa de Baal,
é  deusa da guerra e da perseguição. Fora de Ugarit, muitas estátuas nuas
da deusa foram identificadas com ela como uma deusa da fertilidade e do
sexo. Em Sidon mereceu sacerdotes e sacerdorizas reais. Lá serviu como
uma deusa da fertilidade, amor, guerra e da vitalidade sexual e até para
esse fim, teve prostitutas sagradas. Era a grande deusa dos Fenícios e foi
identificada como Aphrodite pelos gregos. Contem a fúria de Baal quando
pretende atacar os mensageiros de Yam.
 Atualmente a celebração inclui emblemas de coelhos, cestos cheios de ovos vistosamente coloridos e pãezinhos quentes marcados com uma cruz, elementos que não faziam parte da Páscoa original. Além disso, a Páscoa atual possui emblemas que no passado estiveram associados ao sexo, às orgias e a muito sangue. A primavera era sagrada para os adoradores do sexo na Fenícia. A sua deusa da fertilidade, Astartéia, Astarte ou Istar (Afrodite para os gregos), tinha como símbolos o ovo e a lebre (mais tarde o coelho seria adotado pelos cristãos como simbolo da Páscoa). Istar tinha uma insaciável sede de sangue e de sexo imoral. Suas estátuas variadamente a representavam com órgãos sexuais grosseiramente exagerados, ou com um ovo na mão e um coelho ao lado. A prostituição sagrada fazia parte de seu culto. Em Canaã, a deusa do sexo era considerada esposa de Baal. Ela era honrada com inebriantes orgias sexuais, crendo os adoradores que suas relações sexuais ajudavam a realizar o pleno despertar e união conjugal de Baal com a sua esposa. Segundo o livro Recent Discoveries in Bible Lands (Descobertas Recentes em Terras Bíblicas), “em nenhum outro país se encontrou um número tão relativamente grande de figuras da nua deusa da fertilidade, algumas distintamente obscenas”.

Debaixo de seus memoriais em Cartago, descobriram-se urnas vivamente coloridas contendo os ossos carbonizados de criancinhas. Seus pais, em geral pessoas de projeção e título, procuravam a bênção dos deuses sobre sua riqueza e influência. Algumas urnas continham os restos de várias crianças de diferentes idades, talvez da mesma família.

Calma! esta postagem não se propõe a fazer nenhum tipo de contra apologia à Páscoa, até porque qualquer um poderia argumentar que as antigas práticas pagãs, mais tarde relacionadas à Páscoa ou a qualquer outra forma de adoração não têm o mesmo significado para a Páscoa de hoje. O meu objetivo é demonstrar que algo de sombrio e nefasto pode estar implícito mesmo nas coisas mais "meigas" como uma inocente comemoração da Páscoa. 

17 de abril de 2011

Daimónion - Um Breve Esclarecimento Demoníaco

O Paraíso Perdido
Uma das ilustrações feitas por Gustave Doré
para a obra de John Milton.

§§§§§§§§§§

O reinar justifica a ambição,
Inda que seja no próprio inferno!
É preferível reinar no inferno
Que servir como escravos no céu!

(John Milton, O Paraíso Perdido)

Uma definição básica para Daimónion (demônio) é a de uma iníqua criatura espiritual, invisível, com poderes sobre-humanos. A costumeira palavra grega para demônio (daí·mon) ocorre apenas uma vez nos originais gregos das escrituras cristãs, e está no livro bíblico de S. Mateus 8:31; em outros lugares, no entanto, aparece a palavra daimónion. Já a palavra grega para “espírito”, (Pneú-ma), às vezes é aplicada a espíritos iníquos, ou demônios. Ocorre também acompanhada por termos qualificativos tais como ‘iníquo’, ‘impuro’, “sem fala” e “surdo”.
Os demônios, do modo como os conhecemos hoje, não teriam sido criados por Deus. O primeiro a se transformar num deles foi Satanás, o Diabo, que se tornou o governante de outros filhos angélicos de Deus, os quais também se transformariam em demônios. De acordo com a mitografia, ou o conjunto de crenças cristãs, nos dias do personagem bíblico Noé, anjos desobedientes se materializaram, casaram-se com mulheres, produziram uma geração híbrida, conhecida como os nefilins, e depois se desmaterializaram quando veio o Dilúvio. Todavia, ao retornarem ao domínio espiritual, eles não recuperaram a sua elevada posição original, pois segundo uma versão do livro de Judas: “Os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele [Deus] reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia.”




Gustave Doré representa nesta tela
o julgamento no dia do juízo

De modo que é a esta condição de densa escuridão espiritual que são obrigados agora a confinar suas operações. Embora evidentemente impedidos de se materializarem, ainda teriam grande poder e influência sobre a mente e a vida dos homens, tendo até mesmo a capacidade de entrar em homens e animais e possuí-los - a famosa possessão demoniaca - e os fatos mostram que também usariam coisas inanimadas, tais como casas, fetiches e amuletos.
Ao considerar os fatos por esse ponto de vista vemos que o objetivo dos demônios, portanto seria desviar as pessoas daquele que seria "O Caminho". E essa é uma das chaves para compreender a dogmática cristã.
Este dogma, inclusive, vai dar origem a famosa crença na guerra entre Deus e Lúcifer. De acordo com a crença tradicional os demônios estariam hoje influenciando o mundo do mesmo modo como fizeram no passado e que esta influência estaria aumentando. Resumindo, o livro de Apocalipse fala aproximadamente o seguinte: "Foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos [demônios] foram lançados para baixo junto com ele. ... ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira..."

Em outras palavras a influência demoníaca e sua ação hoje - considerando a ira de Satanás - levaria à guerra do juízo final. Mas, assim como dito anteriormente nesta postagem nem sempre os demônios tiveram a mesma conotação.
Por exemplo, para os gregos o uso da palavra “demônio” é limitado e específico em comparação com as noções dos antigos filósofos e o modo em que esta palavra era usada no grego clássico. Neste respeito, o Dicionário Teológico do Novo Testamento (em inglês), editado por G. Kittel (Vol. II, p. 8) observa:

“O sentido do adjetivo [dai·mó·ni·os] destaca bem claramente as particularidades distintivas do conceito grego sobre os demônios, porque denota aquilo que está fora da capacidade humana e assim deve ser atribuído à intervenção de poderes superiores, quer para o bem, quer para o mal. [dai·mó·ni·on] nos escritores pré-cristãos pode ser usado no sentido de ‘divino’.” (Traduzido para o inglês e editado por G. Bromiley, 1971).

Ou seja, talvez uma das grandes dificuldades da compreensão do "significado dos demônios" esteja lidar com esta "ambigüidade" com a qual nos encontramos ao analisar o uso do termo hoje em dia e seu uso no passado. Mesmo hoje na atualidade em determinadas culturas os demônios, normalmente tidos como maus na cultura ocidental, podem assumir, por exemplo, características boas em culturas orientais.

Outras definições e pormenores acerca dos demônios podem ser observados nestes dois links:
DEMONOLATRIA - 1ª parte; 2ª parte

12 de abril de 2011

As "Trevas" de Caravaggio

A arte está repleta de exemplos de pintores e outros artistas que tiveram como inspiração o lado mais obscuro da vida. Um desses artistas foi Caravaggio. O seu nome real foi Michelangelo Merisi da Caravaggio ele nasceu em 1571, e o nome Caravaggio é referente à cidade em que viveu. Por muitos anos acreditou-se que o artista teria nascido nesta cidade, mas hoje muitos historiadores trabalham com a hipótese de sua cidade natal ser Milão. Foi somente em 1576 que a família se mudou para a vila de Caravaggio, com a intenção de fugir da peste que assolava Milão. Conhecido como um artista “tenebrista”, cujo estilo de pintar mesclava fundos negros com focos de luz intensa, ficou famoso, também, por seu gênio tempestuoso.

Os quadros de Caravaggio contêm traços de uma existência intensa e turbulenta, apresentando cenas religiosas com violência e crueldade, como em “A Decapitação de São João Batista”. O forte contraste entre os fundos escuros (as “trevas”) e os personagens banhados por uma luz que incide forte e dramática, típico da técnica do “claro-escuro”, é a principal característica das obras do artista, marcadas também por um forte realismo na caracterização dos personagens, suas veste e objetos que o cercam.

Seu pai morreu quando ele tinha apenas seis anos; a mãe quando tinha 18. Alguns anos antes, aos 12, o então jovem artista ingressava como aprendiz no estúdio do pintor milanês Simone Peterzano. Após a morte da mãe, Caravaggio herdou parte da propriedade da família. Foi com o dinheiro da venda dessas terras que ele partiu para Roma. Lá, passou a conviver com artistas plásticos e arquitetos vindos de toda a Itália, numa época em que a Contra-Reforma católica incentivava a construção de novas igrejas e os trabalhos de decoração nos templos eram fartos.


A Ressurreição de Lázaro obra datada
de 1608-1609. No quadro os modelos
teriam sido forçados por Caravaggio
a posarem carregando um cadáver.

Caravaggio teve uma vida curta: não chegou aos 40 anos e viveu a maior parte desse tempo em Roma. Após um período inicial de miséria, quando chegou a fazer pinturas em série para vender nas ruas, passou a trabalhar para o Cardeal Del Monte, clérigo sofisticado e rico, patrono da escola de pintores de Roma, a “Academia de São Lucas”. Com um aposento no “palazzo” do Cardeal e uma pensão regular, Caravaggio passou a pintar vários quadros de rapazes com traços femininos, já que Del Monte, secretamente, apreciava jovens desse tipo.

Até fugir de Roma devido uma briga, Caravaggio realizaria uma série de importantes quadros de temática religiosa, muitas vezes feitos diretamente nas paredes das novas capelas que eram erguidas. Ao recusar-se a pagar uma aposta perdida, o genioso pintor brigou com um certo Ranuccio Tommasoni, que não resistiu aos ferimentos. Começaria então o período final de sua vida, quando viveu em Nápoles, Malta, Siracusa, Messina e Palermo, geralmente fugindo de um lugar para outro devido a desavenças e perseguições.

Morreu aos 39 anos, a poucos quilômetros de Roma, mas sem ter retornado à cidade, já que não havia conseguido o perdão papal para voltar. O artista Giovanni Baglione, que anos antes o havia processado por ofensa, narrou seus últimos momentos: “Foi colocado numa cama, com febre muito forte, e ali, sem ajuda de Deus ou de amigos, morreu depois de alguns dias, tão miseravelmente quanto viveu”.

A Morte da Virgem datado de 1604 exposto no museu do LOuvre em Paris
observe na cena o ventre levemente inchado da modelo deitada. Isso
seria causado, supostamente, pelo fato de ela estar morta de verdade.
Algumas curiosidades a respeito da vida de Caravaggio merecem ser mencionadas. Neste ponto não me refiro apenas às inúmeras vezes em que o artista teve de ser levado à prisão por conta de seus acessos de ira que acabavam por levá-lo a arremessar pedras em quem passasse abaixo de sua janela em Roma, nem pela rapidez com que terminava suas obras. Refiro-me ao hábito do artista de utilizar como modelos para seus quadros corpos de pessoas mortas. em pelo menos duas ocasiões isso ocorreu. Por exemplo, na tela denominada - muito convenientemente - "A Morte da Virgem" comenta-se que Caravaggio teria usado como modelo o corpo de uma prostituta que teria sido encontrada morta no Rio Tibre, cujo corpo já começava a apresentar sinais internos de putrefação uma vez que seu ventre já estava inchado.
Já em outra tela chamada “A Ressurreição de Lázaro”, os modelos teriam sido obrigados pelo próprio artista, que os ameaçava com um punhal, a posar carregando um cadáver de verdade.

Quanto a veracidade destas afirmações em muito não há como ter certeza de que sejam reais. O que, no entanto, podemos afirmar é que as inúmeras obras deste artista cuja maior característica é o uso constante do claro-escuro "chiaroscuro", faz de seus quadros excelentes exemplos do "mergulho" que o artista consegue fazer nos ambientes sombrios e melancólicos da alma humana. Talvez possamos até mesmo arriscar dizer que o artista, num presságio da efemeridade de sua vida, derramaria em suas obras toda a violência, dor e dramaticidade que viria a enxergar no mundo de seu tempo.

10 de abril de 2011

Charlaine Harris

Charlaine Harris é natural de Tunica, mississipi, nasceu em 25 de novembro de 1951 é uma escritora norte-americana. Atualmente vive no sul de Arkansas com seu marido, três filhos, três cães e um pato.
Depois de manter alguns empregos de baixo nível, ela teve a oportunidade de ficar em casa e escrever e duas de suas histórias dessa época foram publicadas pela Houghton Mifflin. Fechada sobre a tendência de escrever séries de mistério, ela logo escreveu sua tradicional história sobre uma bibliotecária da Geórgia, Aurora Teagarden, onde sua primeira história recebeu uma nomeação ao Agatha. Já a procura de um novo desafio acabou criando uma série mais sinistra, Lily Bard, em que uma heroína que sobreviveu a um ataque terrível está aprendendo a conviver com essas conseqüências, situado em Shakespeare, Arkansas. Charlaine também tem uma outra heroína com uma estranha habilidade. Harper Connelly, atingida por um raio e estranha, ganha a vida com a ajuda de seu estranho dom de encontrar cadáveres.

Quando Harris reparou que nenhuma dessas séries iria detonar com o mundo literário, ela acabou por se decidir em escrever o livro que ela sempre quis escrever. A série The Southern Vampire Mysteries (As Crônicas de Sookie Stackhouse) ou (Sangue Fresco não é um mistério tradicional, nem ficção científica pura ou romance; rompeu as fronteiras do gênero por apelar para uma vasta audiência que simplesmente gostam de desfrutar de uma boa aventura. Cada livro de sua série fala sobre Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata em Louisiana, amiga de vampiros, lobisomens e diversas outras criaturas estranhas, sempre atraindo mais leitores.
Os livros falam de uma cidade fictícia em Louisiana, onde Sookie Stackhouse vive e trabalha. A garota é incomum de muitas formas, a mais singular é seu dom de telepatia. No mundo de Sookie, um sangue sintético criado por japoneses permitiu aos vampiros se apresentarem à sociedade mundial. No entanto, nem todos os aceitam, e uma série de questões políticas é levatada. Em meio a tudo isso, Sookie conhece Bill Compton, um vampiro que se muda para sua cidade. Um relacionamento entre os dois é iniciado e isso trará uma infinidade de consequências para a vida da jovem.
Na série Southern Vampire Mysteries, Harris desenvolve uma mitologia detalhada e alternativa que aproxima os seres sobrenaturais dos humanos. No início da série, os vampiros foram os primeiros a vir ao conhecimento público. Demais seres sobrenaturais, como lobisomens, metamorfos e outros, existem, mas não se revelam até mais tarde na história.


Além de escritora, Charlaine Harris é a última diretora sênior da Igreja
St. James, membro da diretoria da Mystery Writers of America, membro
do último conselho da Sisters in Crime, membro da American Crime
Writers League, e ex-presidente da Arkansas Mystery Writers Alliance.

Página oficial de Charlaine Harris em inglês:  

Downloads:

Fontes:
MVA's Blank II:  http://michellevieiramva.blogspot.com/2009/10/download-de-livros-southern-vampires.html;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlaine_Harris;


9 de abril de 2011

Desafio Vampiresco

O desafio me foi feito pelo meu estimado amigo Valek do blog Legado de Caim e agora repasso para todos vocês. Divirtam-se!!



REGRAS:
LEVAR O BANNER DO DESAFIO.
LINKAR QUEM TE MARCOU
RESPONDER AS PERGUNTAS
MARCAR 5 BLOGS E AVISÁ-LOS.

1- GOSTARIA DE SER UM VAMPIRO E VIVER ETERNAMENTE?
CLARO QUE GOSTARIA. A IDÉIA DA INEXISTÊNCIA ME APAVORA.

2- SE FOSSE UM VAMPIRO (A) COMO GOSTARIA DE SER CHAMADO (A) ?
NA VERDADE EU GOSTARIA DE SER TÃO ANTIGO QUE É DIFICIL SABER QUE NOME EU TERIA, MAS UM NOME QUE ME AGRADA É HECTOR.

3- QUAL A IDADE GOSTARIA DE TER PARA SEMPRE?
ACHO QUE 23 É UM BOM NÚMERO.

4- QUAL SERIA SUA APARÊNCIA?
NÃO MUITO DIFERENTE DO QUE SOU, SÓ UM POUCO MAIS EUROPEU TALVEZ.


5- SERIA DO BEM OU DO MAL?
CORROBORANDO O QUE DISSE MEU AMIGO VALEK "SERIA DO MEU LADO". NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM POSSA SER TOTALMENTE DO BEM NEM TOTALMENTE DO MAL.

6- VIVERIA ENTRE OS HUMANOS OU PREFERIA SER SOLITÁRIO?
EVENTUALMENTE ENTRE OS HUMANOS (AFINAL, SE ALIMENTAR É PRECISO).

7- CONSEGUIRIA VIVER DE SANGUE OU SERIA “VEGETARIANO”?
DE SANGUE, ESSE NEGÓCIO DE VAMPIRO SEM SANGUE É COMPLICADO.

8 – QUAL SEU VAMPIRO DA FICÇÃO FAVORITO?
NA VERDADE NÃO TENHO UM FAVORITO.

9 – QUAL SEU LIVRO SOBRE VAMPIROS FAVORITO?
DRÁCULA. PORQUE OS CLÁSSICOS SÃO OS CLÁSSICOS.

10- ASSISTI ALGUM SERIADO SOBRE VAMPIROS ATUALMENTE?
ATUALMENTE ASSISTI O SERIADO "MOONLIGHT", MAS PESSOALMENTE NÃO GOSTEI MUITO.

11- INDIQUE UM FILME SOBRE O ASSUNTO:
MINHA INDICAÇÃO SERIA "DRÁCULA DE BRAM STOKER", MAS NA BOLSA VOCÊ PODE LEVAR "ENTREVISTA COM VAMPIRO" E SE CONSEGUIREM ENCONTRAR, "QUANDO CHEGA A ESCURIDÃO".

12- O QUE ACHA DA SAGA CREPÚSCULO?
QUE NÃO PERDERIA MEU TEMPO ASSISTINDO ESSE FILME, EMBORA JÁ TENHA VISTO O PRIMEIRO.

13 – QUAL O VAMPIRO (A) MAIS LINDO (A) DA ATUALIDADE?
NA VERDADE NÃO CHEGA A SER TÃO ATUAL ASSIM E NÃO SERIA SÓ UMA, NA MINHA OPINIÃO SERIAM TRÊS: VERONA, MARISHKA E ALEERA DO FILME VAN HELSING.

14 – QUAL O CASAL MAIS LINDO?
PREFIRO NÃO COMENTAR.

15 – PREFERE UM ANJO OU UM VAMPIRO?
VAMPIRA.

16 – PREFERIA NAMORAR UM LOBISOMEM OU UM VAMPIRO?
NENHUM DOS DOIS PREFERIRIA UMA VAMPIRA.

17- SE FOSSE UM VAMPIRO NAMORARIA UM HUMANO?
DEPENDERIA MUITO.

18 – SE OS VAMPIROS EXISTISSEM SE APAIXONARIA POR UM?
SIM, ME APAIXONARIA, POR "UMA".

19 – SE FOSSE UM VAMPIRO SERIA VINGATIVO?
VINGATIVO NÃO, MAS NÃO DARIA PARA IR NUM TRIBUNAL EXIGIR REPARAÇÃO POR PERDAS E DANOS, ENTÃO...

20 – SERIA BELO OU UM MONSTRO?
BELO, COM CERTEZA.

21 – QUAL PODER GOSTARIA DE TER?
CONTROLE DA MENTE.

22 – CONSEGUIRIA FICAR LONGE DE SUA FAMÍLIA?
SE A MINHA FAMÍLIA NÃO FOSSE COMO EU ACHO QUE O MELHOR SERIA FICAR LONGE.

23 – SE VIVESSE ETERNAMENTE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER NESSE TEMPO TODO?
VIAJARIA PELO MUNDO.

24 – EM QUAIS LUGARES MORARIA?
EM ALGUM LUGAR DA EUROPA ORIENTAL OU NOS BALCÃS

25 – TERIA CORAGEM DE TRANSFORMAR ALGUÉM EM VAMPIRO?
TERIA, SE FOSSE DE COMUM ACORDO OU SE PRECISASSE MUITO DE MAIS UM SERVO OU SERVA.

26 – QUAL SERIA SEU PIOR INIMIGO? (SER SOBRENATURAL)
EU DIRIA LOBISOMEM, MAS ISSO IRIA SOAR MUITO COM "CREPÚSCULO", ENTÃO PROVAVELMENTE SERIA OUTRO VAMPIRO, UM DESAFETO DO PASSADO OU CONCORRENTE DO PRESENTE.