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23 de fevereiro de 2012

O realismo sombrio das esculturas de Nita Collins

Provavelmente não sou apenas eu quem pensa isso. Outras pessoas também podem ter essa impressão mesma sobre este brinquedo de criança - as bonecas. Existe qualquer coisa de muito sombria na figura de uma boneca. Seus olhos sem vida vidrados no nada e que parecem por vezes nos seguir por onde vamos e basta nos virarmos e eles misteriosamente voltam a sua posição normal como num jogo de pura provocação (ou seria apenas delírio?).
Delírio ou não o fato é que o cinema, a televisão e tantos outros meios de cultura e entretenimento já nos presentearam com uma nuvem de pequenas bonecas sombrias. Neste quesito uma artista não deve ficar de fora seu nome é Nita Collins e seu trabalho como artista plástica é capaz de dar um novo grau de realismo ao medo quase infantil - e por que não dizer - original que emana das bonecas.

Ainda assim para os amantes do universo sombrio tais figuras, sejam elas amedrontadoras, grotescas ou mesmo puramente tristes são capazes de fazer aflorar em nossos espíritos o desejo incontrolável de admirá-las.  














20 de fevereiro de 2012

Zombie

Acima apenas um copo estilizado para uma bebida bem curiosa 
Pois é! já faz um tempo que não posto no blog nada sobre bebidas alcoólicas e para os abstêmios de plantão que comemoravam por isso sinto muito acabar com a alegria de vocês pois trago hoje uma receita de drink que tem o sugestivo nome de Zombie.

Não é preciso ser um grande conhecedor do assunto para desconfiar do motivo de esse drink ter esse nome uma vez que ele conta com doses de quatro tipos diferentes de Rum e licor segundo uma das versões da bebida.

A origem da receita é umas horas atribuída a Donn Beach do Don the Beachcomber de Hollywood na década de 30, já outras fontes atribuem seu surgimento à feira de 1939 em Nova York ( seja como for, com a grande depressão correndo solta dá pra imaginar o sucesso que o drink teria feito).




A receita para o drink segue conforme extraído de alguns sites de referência e por isso mesmo alguns ingredientes podem variar, de qualquer forma, fica ao gosto do candidato a zumbi.

  • 1 parte de Rum Branco / Plata
  • 1 parte de Rum Amarelo / Oro
  • 1 parte de Rum Preto / Dark
  • 1 parte de Licor de Damasco (alguns utilizam limão)
  • 1 parte de suco da Abacaxi (       //        //    laranja)
  • 1 parte de suco de Mamão (       //        //     cereja)
  • 1/2 parte de Rum 151 (teor alcoólico 75%)*
  • Uma pitada de Grenadine

Origem da imagem
Smoking Zombie
site em inglês
Misture tudo, exceto o Rum 151, em uma coqueteleira com gelo. Despeje no copo e complete com o Rum 151. Ainda é possível retirar um pouco do álcool da bebida acendendo-o com um isqueiro.  

14 de fevereiro de 2012

Domingo Sombrio

"O domingo é sombrio / obscuro
As minhas horas são despertas (sem sono)
queridas são as inúmeras sombras
Com as quais convivo..."

Com essas palavras tem início a história de uma música que viria a ser, segundo se crê, responsável por vários suicídios nos idos anos 30. A história envolve o nome do compositor húngaro Rezsõ Seress, compositor cuja vida fora marcada pelos insucessos tanto em sua vida profissional, visto nunca ter realmente alcançado a grande fama (até a criação da citada música), quanto em sua vida pessoal graças às brigas com sua namorada.

De fato tendo sido a fonte em parte da profunda melancolia que inspirou o compositor a escrever a letra de tão mortífera música, sua namorada, teria sido encontrada morta pelo próprio Rezsõ Seress quando este mais uma vez tentava a reconciliação. Sua amada havia se suicidado tendo junto a ela uma cópia de Gloomy Sunday (Domingo Sombrio).

Rezsõ Seress

"Estou no meio deste sucesso mortífero
como um homem sendo acusado.
Esta fama fatal magoa-me.
Chorei todas as decepções do
meu coração nesta canção e
parece que outros, com
o mesmo sentimento que eu,
encontraram nela sua própria dor."
Embora a música por certo tenha despertado nos corações mais desesperados toda a dor de um amor perdido - o que por vezes acontece - não seria de bom tom acreditar que uma melodia por si só poderia ser responsável pela desgraça de inúmeros suicídios. Como já diria meu professor de História não podemos desconsiderar o contexto da época. Num momento de profunda crise, como o foi o da década de 30 o desespero naturalmente toma conta da sociedade e pensamentos mais sombrios se afloram. Neste cenário a triste nota de um canto melancólico parece o arauto do desespero eterno e a resposta certa a dor de uma vida angustiada e sem perspectiva.

Ainda assim, devido ao número alto de suicídios por conta da influência da música sua reprodução foi interrompida nas rádios. Quanto ao triste Rezsõ, se suicidaria aos sessenta e nove anos ao saltar de uma janela. Ironicamente a música que um dia fora "banida" entraria para história e se tornaria presença marcante nas vozes de vários músicos atuais como por exemplo a cantora Emilie Autumn.   

Histórias de músicas que levaram seus ouvintes ao suicídio ou ao assassinato são muito comuns e por certo já ouvimos falar das músicas de teor satânico que fizeram jovens cometerem os mais horrendos atos. Sem querer entrar no mérito de tal crença parece pouco provável que em outras circunstâncias, Gloomy Sunday ou qualquer outra música poderia ser realmente responsável pelo delírio último de uma alma atormentada cuja morte se lhe apresenta como resposta às súplicas de paz e término de uma profunda dor de espírito.

E claro, para os curiosos deixo uma tradução em português desta música que trás consigo o peso de inúmeras almas que por ela e nela encontraram o último acorde de suas existências.






Domingo Sombrio
O domingo é sombrio / obscuro
as minhas horas são despertas (sem sono)
Queridas são as inúmeras sombras
Com as quais convivo
Pequenas flores brancas
Nunca te acordarão
Nem onde o coche negro
Da dor te levou
Os anjos não pensam
Alguma vez em te devolver
Ficariam eles zangados
Se pensasse juntar-me a ti?

Domingo sombrio

O domingo é sombrio
Com sombras, eu dispendi de tudo
O meu coração e eu
Decidimos acabar com tudo
Em breve haverá flores
E orações que dizem saber
Não as deixem chorar
Deixem saber
Que estou feliz por partir
A morte não é um sonho
Na morte eu te acarinho
Com o último suspiro da minha alma
Eu te abraçarei

Domingo sombrio

Sonhando
Eu estava apenas sonhando
Acordo e encontro-te a dormir
No fundo do meu coração
Querida, eu espero
Que o meu sonho nunca te assombre
O meu coração revela
O quanto eu te quis
Domingo sombrio

Fonte:

12 de fevereiro de 2012

Gianluca Mattia


Seguindo a linha da semana passada quando falei sobre as pin-ups góticas hoje venho trazendo o trabalho de um artista italiano cujos desenhos de figuras femininas no estilo pin-up góticas são bem interessantes. Fugindo do convencional, suas figuras não mantêm as reais proporções humanas, antes elas são distorcidas e bem caricatas mantendo ainda assim muita sensualidade e beleza estética.
Abaixo algumas obras dele.

Confira mais algumas imagens de autoria de Gianluca Mattia































8 de fevereiro de 2012

O estranho mundo de Jack o nosso estranho mundo

Timothy William Burton
Nasceu em 25 de agosto de
1958 em Burbank.
cineasta que
usualmente trabalha com temá-
ticas sombrias, frequentemente
acompanhado pelo ator Jhonny
Depp, sua esposa Helena Bonham
Carter, com quem tem dois filhos e
Danny Elfman, como compositor.
Amante dos Grandes filmes de
terror, já realizou projetos
sobre Ed Wood e
chamou para estrelar
seus trabalhos os notórios
atores de filmes de terror
Vincent Price e
Christopher Lee.
Os amantes do universo sombrio trazem marcado a fogo em suas almas o símbolo negro do submundo e tudo no mundo ao redor deles traz seus próprios códigos que ao passar pelos espíritos destes é convertido em algo melancólico, obscuro e, por que não dizer mesmo, macabro.
No mundo atual poucos nomes conseguiram traduzir tão plenamente esta característica como Tim Burton.


Apesar de bastante focado no universo sombrio de Jack Skellington, o personagem do filme de animação "The Nightmare Before Christmas" que no Brasil recebeu o título de O Estranho Mundo de Jack, o texto faz também uma ressalva merecida da trajetória de Tim Burton no cenário artístico mundial. Embora em O Estranho Mundo de Jack, onde Tim Burton trabalhou como produtor, Burton tenha conseguido uma maior projeção de seu trabalho este não foi o primeiro e obviamente nem o único trabalho de Burton influenciado pelo mundo das trevas. Outras produções tal como Vincent de 1982 marcariam também a carreira de Burton.


Triste Jack

O grande mérito de O Estranho Mundo de Jack está em sua capacidade de traduzir o sentimento de angústia que pode se apoderar e por muitas vezes se apodera de nossos espíritos, fazendo com que qualquer realização pareça insuficiente e insignificante. A depressão, a dor e a vontade de fazer algo de novo são uma tônica constante no filme produzido por Burton e que teve como inspiração seus poemas da década de 1980 cheios de figuras sombrias de um estranho carisma cuja sensibilidade de Burton fez refletir o próprio homem que era e os homens que somos.



Somos todos ainda esqueletos tristes de um olhar distante, vendo seus sonhos em realidade feita se tornarem os pesadelos de nossas realizações. Como pode haver no mundo vontade maior do que esta de sentir que somos mais do que apenas figuras esvaecentes. Talvez um vento providencial venha nos levar a uma nova perspectiva de realizações, nosso Zéfiro a apontar para uma nova estrada. No entanto, será que assim como o Rei das abóboras seremos também enganados por nossas próprias expectativas? 

1 de fevereiro de 2012

Pin-ups góticas

Muitos estilos e conceitos culturais podem ser listados como sombrios e entre eles poderíamos citar, por exemplo o Gótico, o Punk, o Heavy metal, o Trash metal, Darkwave e tantos outros cujo número seria grande demais para citar aqui. No entanto, outros estilos podem nos deixar com o questionamento: será que este estilo poderia ter sua versão sombria? A pergunta normalmente surge porque o estilo em questão talvez se baseie em conceitos não tão "sombrios" assim e que na verdade até mesmo vão na direção contrária, mas a pergunta que deveria ser feita é: O que realmente impede que um estilo possa ser considerado sombrio? 

Neste sentido devo reconhecer minha ignorância sobre o assunto e dizer que por muito tempo considerava difícil - e por que não dizer impossível - que determinados estilos pudessem ser vertidos de forma sombria e isto de certa forma fez com que postagens como essa ficassem muito tempo na "lista de espera".

Vencido este obstáculo, nesta postagem venho trazendo um pouco do universo pin-up gótico.

Imagem clássica de
uma pin-up 
de Patrick Hitte.

§§§

Pin-ups são modelos cujas imagens
sensuais produzidas em grande escala
exercem um forte atrativo na cultura
pop. Destinadas à exibição informal,
as pin-ups são geralmente modelos
e atrizes, mas também se pode en-
contrar outros tipos de pin-ups
que são as mais comportadas,
porém utilizam um pouco de erotismo
da pin-up. Embora elas sejam realmente
muito sensuais, temos a mistura do clássico
romantismo. Uma das marcas de uma pin-up
é a cereja, batom bem forte delineador entre
outros. O termo foi documentado pela primei-
ra vez em inglês em 1941; contudo, seu uso
pode ser rastreado pelo menos até a década
de 1980. As imagens pin-up podiam ser re-
cortadas de revistas, jornais, cartões pos-
tais, cromo-litografias e assim por diante.
Tais fotos apareciam frequentemente
em calendários, os quais eram produ-
zidos para serem penduradas (em
inglês, pin-up) de alguma forma.
Muitas pin-ups eram fotografias
de celebridades consideradas sex
symbols
. Betty Grable foi uma das
mais populares dentre as primeiras
pin-ups. Outras famosas foram Joan
Crwford, Glória Swanson, Bettie Page
Brigitte Bardot, Marilyn Monroe e
Dita Von Teese.

Fonte:
wikipedia
Segundo o site alienagratia.wordpress.com "... existem elementos que identificam a pin-up. maquiagem bem feita com delineador nos olhos, cílios feitos, sobrancelhas feitas e arqueadas, batom vermelho mais escuro ou mais claro, cabelos bem feitos com franja ao estilo Bettie Page, ondulados ou com penteados baseados em décadas como as de 1920, 30, 40 ou 50. Unhas vermelhas ou escuras, ... E há também as pintinhas no rosto, como as de Marilyn, Marlene e Dita. ..."  

Embora evidentemente não se trate de uma releitura direta do estilo pin-up de se vestir (e ser) a temática pin-up no universo gótico sem dúvida trás, como diria a autora do blog acima citado, 'feminilidade ao ar pesado' do estilo gótico. O gótico tende a ser, pelo menos em determinados casos, bastante rebuscado como por exemplo no caso do Victorian gothic cuja inspiração vem do século XIX. 

Com uma inspiração comparativamente bem mais moderna as pin-ups góticas mantém o preto como cor usual, característica do gótico, mas estão mais abertas ao uso de outras cores como o azul, rosa ou vermelho por exemplo, que são cores mais suaves e comuns ao visual pin-up. Esta mescla entre elementos estilísticos característicos das décadas de 20 à 50 e elementos mais contemporâneos como o vinil, pinos de metal, piercings e outros que fazem parte de um vestuário nais metaleiro não são as únicas 'cerejas' sobre o bolo, outros elementos como tatuagens e coturnos estão presentes no visual pin-up gótico e compõe, na minha opinião, certo ar subversivo, exótico e ainda mais sensual ao visual pin-up.

Embora acrescentar certos acessórios ou usar uma cor determinada não sirvam para "converter" algo em sombrio (e nem poderiam), estes são por sua natureza simbólica capazes de dar uma nova visibilidade aos estilos usados como base inspiradora para quem compõe seu estilo pessoal, assim sendo deixo abaixo alguns exemplos do pin-ups góticas.

                                                                                                                                                                     

Fonte:
alienagratia.wordpress.com
Fonte:
alienagratia.wordpress.com
                 

Fonte:
alienagratia.wordpress.com
Fonte:
alienagratia.wordpress.com
                           

Fonte:
alienagratia.wordpress.com