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31 de março de 2010

A ARQUITETURA E SUA RELAÇÃO COM O OBSCURO 1ª PARTE


Ao falar da natureza obscura do ser humano, bem como seria falar de qualquer tema relacionado ao ser humano, é impossível desvincular este do ambiente em que vive e de sua relação com o contexto cultural no qual está inserido e do qual se utiliza.
Julguei interessante então traçar ou pelo menos tentar traçar um quadro da influência que a conjuntura cultural da Europa Ocidental teve na arquitetura dos séculos XII até aproximadamente o século XVI.

Ok! Mas em que a arquitetura européia de séculos atrás pode contribuir para a discussão da cultura obscura? Foi pensando nesta pergunta que resolvi trazer alguns comentários que encontrei sobre o tema. De início tentarei mostrar um pouco do ambiente europeu nesta postagem e na próxima concluo com a arquitetura que afinal é o tema destas postagens.



"A arquitetura gótica insere-se no movimento cultural abrangente a várias expressões artísticas designado por Gótico, que, por sua vez, surge no contexto mais amplo do chamado Renascimento do séc. XII. Este estilo arquitetônico estende-se por um longo período de tempo da Idade Média e varia de local para local, sendo, no entanto possível delimitá-lo desde meados do Século XII a inícios do século XVI, aquando do advento de um novo Renascimento marcando o fim do período medieval. O primeiro gesto impulsionador da nova filosofia construtiva é dado em França, acabando por se estender a toda a Europa no que ficou conhecido como o tempo das grandes catedrais."


Devido a sua origem francesa, aliás, que o “gótico” passou a ser conhecido como art français, francigenum opus (trabalho francês). Só seria conhecido como gótico posteriormente no século XVI, por meio de “Giorgio Vasari
, considerado o fundador da história da arte. Aos olhos deste autor e dos seus contemporâneos, a arte da Idade Média, especialmente no campo da arquitetura, é o oposto da perfeição, é o obscuro e o negativo, relacionando-a neste ponto com os Godos, povo que semeou a destruição na Roma Antiga em 410.”.

E é exatamente neste momento do texto que entra em questão o lado obscuro tratado no aqui. Mesmo assim o conceito de “gótico” e sua relação com o obscuro com certeza era bem diferente do atual. Define assim o texto: “Vasari cria assim o termo gótico com fortes conotações pejorativas, designando um estilo somente digno de bárbaros e Vândalos, mas que nada tem a ver com os antigos povos germânicos (Visigodos e Ostrogodos).”.

Já dentro do contexto atual o termo “gótico” surge como designativo de uma determinada “tribo urbana”.
Não se trata de fazer aqui qualquer tipo de anacronismo, mas como mencionado no início do texto o ser humano se utiliza da cultura a sua volta e tendo esta como referência a manipula e adapta aos seus gostos. Apenas para fazer um paralelo menciono parte do texto colhido:

Somente alguns séculos mais tarde, durante o Romantismo nas primeiras décadas do Século XIX
, vai ser valorizada a filosofia estética do gótico. A arte volta-se novamente para o passado, mas agora para o período misterioso e desconhecido da Idade Média”.Na próxima postagem concluirei com a arquitetura propriamente dita e suas características obscuras.

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