Páginas

30 de março de 2012

Umbra et Imago


Banda: Umbra et Imago
Álbum: Opus Magnus
Gênero: Neue Deutsche Härte / Rock Gótico
País: Alemanha
Ano: 2010


27 de março de 2012

Aokigahara 'vale da sombra da morte'

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte". Essa bem que poderia ser uma forma de se iniciar qualquer frase que se referisse à Floresta de Aokigahara no Japão. 
Que o suicídio seja uma prática milenar no Japão isso é amplamente conhecido, mas poucos conhecem a fama dessa floresta localizada na base do monte Fuji de ser um atrativo para aqueles que desejam abandonar de vez este mundo. Diversas teorias surgiram para tentar explicar porque as pessoas se matam nesse lugar inclusive uma que dizia que o lugar era assombrado e que os espíritos dessa floresta faziam com que aqueles que ali entrassem não mais conseguissem sair. Verdade ou não o fato é que as autoridades do lugar tiveram de fixar avisos que tentam conscientizar os candidatos à suicidas. 

Gostaria de fazer uma trilha por essa floresta? O convite está feito.












26 de março de 2012

Desolação em Karabash

São relativamente poucos lugares no mundo que podem levar o título de Desolado e Karabash na Ucrânia com certeza é um desses lugares. A cidade no passado foi profundamente explorada por conta de seus recursos minerais tal como a extração de cobre e outros metais. A intensa atividade industrial na região, no entanto fez com que a cidade adquirisse um aspecto lúgubre.
A aparência de destruição, de terra arrasada com seus prédios abandonados e ruas desertas faz de Karabach o pretenso destino ideal para quem quer se aventurar em um autêntico cenário de filmes pós-apocalípticos. No entanto uma palavra de alerta deve ser dita para quem quiser se aventurar nessas paragens ucranianas. Cuidado! pois Karabach carrega também o título de Cidade Mortal. Tudo em decorrência de seu passado industrial.
Nas margens dos rios nenhuma forma de vida seja ela animal ou vegetal consegue se manter, o solo é infértil e mesmo o ar é irrespirável devido sua grande carga de poluentes, até mesmo chuvas ácidas são comuns na região que entre outras coisas abriga uma grande quantidade de pessoas doentes vitimadas pelo câncer e por outras enfermidades. 
Como a morte e as doenças rondavam os habitantes do lugar muitos decidiram partir e deixar pra trás toda sua história, mas nem todos puderam partir e até hoje algumas pessoas se mantem na cidade e vê-las cruzando esse senário só nos faz imaginar zumbis vagando por um mundo tomado pelo abandono.
Karabach com certeza merece receber o título de cidade fantasma.















Fonte das imagens: site minilua

20 de março de 2012

peste

Se o leitor já assistiu algum filme ou seriado de TV cuja história se passasse na Idade Média provavelmente já deve ter visto em algum momento no filme ou seriado homens trajando longas capas com máscaras que lembram bicos de pássaros em uma figura realmente sombria e que evoca toda a atmosfera obscura de uma Europa medieval, mas se o leitor assim como eu já teve a curiosidade de saber o motivo do uso daquelas máscaras então eu trago agora uma breve explicação sobre isso e provavelmente o leitor se surpreenda com a finalidade dela, pois trata-se de algo menos sombrio do que tal figura pode dar a imaginar.

Para explicar isso primeiro é preciso que nos ambientemos no cenário proposto, ou seja, uma Europa medieval com todos os males  que aí possamos encontrar.

Sempre que falamos em Europa medieval nos vem a mente a imagem da Peste Negra e segundo um site de referência:
"A peste negra, surgida em 1348 foi apenas uma doença, na altura de origem desconhecida que, em dois anos, levou à morte um terço da população européia. o site ainda cita Giovanni Boccaccio no seu Decameron. "'... cidades desertas, campos abandonados, cadáveres apodrecendo nas ruas, mercados vazios e um silêncio reinante onde antes havia bulício. ... A desconfiança havia-se instalado em lugar do afeto porque todos, pais e filhos, vizinhos, amigos ou familiares podiam ser a fonte do veneno mortal. ...'" Numa sociedade medieval em que a religião dominava tudo, a população considerava o mal como um castigo divino, já que a dissolução dos costumes e a falta de honestidade do clero, eram razões suficientes para provocar a ira de Deus e o fim dos tempos. O Papa Clemente VI, numa bula de 1348, declarava: "Deus está castigando o seu povo com uma grande peste". (fonte: Novas.blogspot.com.br)

A Peste Negra na Itália em 1348, segundo uma ilustração de
Marcello
A posição da igreja já é bem conhecida e debatida mas normalmente deixamos passar a posição dos ditos sábios da época. A universidade de Paris, por exemplo, defendia que a origem da peste se devia à conjugação dos planetas Marte, Júpiter e Saturno sob o signo de Aquário. Outros afirmavam que eram os gases da cauda de uma cometa que provocara a peste e originara um sismo em Itália. Na Alemanha a culpa era dos judeus que tinham envenenado o ar e a água, razão por que foram assassinados aos milhares.
Várias teorias sobre o modo como a peste se propagava surgiam por toda parte. Segundo Gentile de Foligno o ar doente penetrava através da respiração, ia para o coração onde estava o espírito vital e daí se estendia a  todo o corpo.
Dos muitos métodos de prevenção do contágio talvez o mais peculiar, ou pelo menos um dos mais conhecidos é o que preconizava o uso da famosa máscara de bico de ave.



A máscara de bico de pássaro que teve sua origem na Idade Média, era parte do costume dos médicos da peste junto com um sobretudo de corpo inteiro. Os médicos no século XIV acreditavam que a roupa longa  e as máscaras os protegiam de doenças. O bico da máscara servia para abrigar um filtro recheado de ervas aromáticas (incluindo menta), especiarias, flores secas, cânfora e uma espuma de vinagre. O propósito da máscara era proteger a pessoa da infecção, que de acordo com a teoria Miasmática, eram transmitidas pelos odores venenosos. A teoria miasmática caiu com a descoberta do germe. (fonte: chez.com.br)
   

5 de março de 2012

Conde de Sant Germain

Ao longo da história, inúmeros indivíduos tiveram personalidades no mínimo curiosas e estilos de vida que suscitavam questionamentos nos demais de suas épocas um destes indivíduos foi o Conde de Saint Germain cuja misteriosa personalidade fez muitos questionarem quem ou o que ele realmente era. Divagações a parte uma breve biografia de Saint Germain serve para nos apresentar essa figura misteriosa. Segundo site de referência a existência histórica de Saint Germain teria se iniciado em Londres no ano de 1743 e segundo se diz ele frequentava a nobreza inglesa e tocava violino na corte do príncipe Carlos. Saint Germain possuía ainda outras habilidades que faziam com que ele se destacasse como por exemplo sua eloquência e amabilidade que teria inclusive rendido comentários em sua época. 

Sobre o mistério que envolvia sua vida Horace Walpole dissera o seguinte sobre Saint Germain: "Ele está há dois anos e recusa-se a dizer quem é e de onde vem. Mas admite que não usa seu verdadeiro nome". Tal fato teria rendido a desconfiança de que ele poderia ser um espião estrangeiro e motivos para isso não faltavam uma vez que ele sabia falar e escrever em grego, latim, sânscrito, árabe, chinês, francês, inglês, italiano, espanhol e português. Além disso, pintava, tocava cravo e violino e possuía um grande conhecimento de química e alquimia muito avançados, ou seja uma verdadeira virtuose. 

Dentre as façanhas de Saint Germain dizia-se que ele sabia como aperfeiçoar diamantes, fazer ouro e que possuía o elixir da vida eterna e isso não é tudo, segundo registros ele poderia se tornar invisível e reaparecer onde quisesse e possuía grandes habilidades hipnóticas e auto-hipnóticas. Sabe-se que Saint Germain foi um alto membro de grupos Rosa Cruzes mais secretos da Europa. Esteve presente no convento maçônico de Wilhensbad em 1782. Como emissário Rosa Cruz. Foi também um dos iniciadores de M. de Pasquallys. quando este apareceu pela primeira vez em Paris em 1570 apareceu como membro dessa misteriosa irmandade. Manteve correspondência com Willermoz e com outros ocultistas da época.


Muita coisa sobre a vida de Saint Germain ainda é fruto de especulação e tantas outras são reflexo do mito que se tornou Saint Gramain. Segundo consta ele teria falecido em 1784, deixando muito pouca coisa para trás. Contudo, existem rumores de que Saint Germain teria sido visto em 1835, em Paris, e em 1867, em Milão e no Egito, durante a campanha de Napoleão. Até mesmo Napoleão II teria mantido um dossiê a seu respeito. 
A teosofista Annie Besant dissera tê-lo conhecido em 1896 e outro teosofista chamado C. W. Leadbeater, disse tê-lo encontrado em Roma, em 1926. Um piloto americano, após falha mecânica em sua aeronave em 1932, fez um pouso forçado em uma das montanhas isoladas do Tibet; e entre os monges que o trataram, relatou que havia um homem estranho que teria dito: "Eu sou Saint Germain, e em breve voltarei para França." (adaptado de wikipedia).
Verdade ou não Saint Germain já faz parte da multidão de imortais que andam pela terra hoje em dia. Estejam eles vivos de fato ou presentes apenas em nossas memórias.