Páginas

28 de agosto de 2011

Tranquille a Cidade Fantasma

Sanatório de Tranquille Kamloops na Colúmbia Britânica.
http://www.kamloopsphotoarts.ca/KPAC/index-2.html
Este local originalmente foi um antigo acampamento de inverno para os nativos da América do Norte. Então em 1857 a descoberta de ouro no Rio Tranquille, que deu nome à cidade, o colocou na rota da corrida do ouro na Colúmbia Britânica no Canadá. Um hospital para tuberculosos depois transformado em sanatório foi construído em 1907 e esteve em funcionamento até 1958, neste momento começam a surgir lendas em torno do local. Afirma-se que o sanatório foi misteriosamente abandonado no inverno sem nenhum sinal da equipe ou pacientes.
Um dos edifícios de Tranquille.
http://www.kamloopsphotoarts.ca/KPAC/index-2.html
Um dos motivos da construção do hospital era o clima seco de montanha da região, além da epidemia de tuberculose que assolava o Canadá. Até o início do século XX a tuberculose era uma doença alarmante e com poucas chances de cura. Na verdade muitas pessoas morreriam vitimadas por esta terrível - e até então - incurável doença até que o governo do usasse o local como "colônia de tuberculosos". Nos anos que se seguiram, o local seria usado como um hospital e local de confinamento para deficientes mentais. O local seria fechado completamente em 1985 quando foi abandonado. Em 1991, o terreno foi comprado em uma tentativa de se criar um parque temático chamado Padova City, mas o proprietário não foi capaz de fazer os pagamentos da hipoteca (sempre a hipoteca!!).
Em 2000, o local foi novamete comprado, desta vez pela British Columbia Deserto Tours Inc. De olho na possibilidade de lucrar com os atrativos do lugar eles estão em processo de convertê-lo num resort chamado Tranquille By The Lake. 

Antiga residência em ruínas de Tranquille.
http://www.kamloopsphotoarts.ca/KPAC/index-2.html
O aspecto decadente da pequena cidade por si só já evoca pensamentos sombrios, para além disso as várias lendas que foram surgindo com o tempo só fizeram aumentar esta pavorosa sensação. Sensação esta que a televisão fez o favor de atiçar ainda mais.
Muitos tipos estranhos de luz tem sido testemunhados na região, inclusive "orbs" que são vistos viajando em círculos na estrada principal.
Os orbs (nome no plural em inglês para orbe) são fenômenos geralmente registrados por câmeras digitais e que por vezes têm sido associados com a presença de fantasmas ou outros seres sobrenaturais. Sua veracidade tem sido fortemente criticada por especialistas em todo o mundo e até o momento tudo não tem passado de uma questão de fé nas imagens obtidas. Observe a imagem abaixo e tire sua conclusão.

Nesta fotografia feita durante a noite (em outra cidade)
é possível observar vários orbs como o que
se encontra em destaque.
Seria apenas alguma sujeira na lente?
Ou algo mais? 

Ás vezes, segundo os relatos daqueles que estiveram na cidade, luzes ligam e desligam por conta própria e figuras são vistas nas janelas dos prédios abandonados.
Segundo algumas teorias antigas se uma pessoa ficasse por longos períodos de tempo diante de uma janela sua imagem poderia ficar registrada nela mais ou menos como em uma chapa fotográfica. Esta teoria foi até mesmo usada por Howard Phillips Lovecraft em suas obras. Outras pessoas relatam brisas frias no interior dos edifícios, sensação de tristeza e mal-estar são frequentes. Como a maioria dos complexos hospitalares os edifícios estão ligados por um sistema subterrâneo de  túneis e este sistema era usado pela equipe para transportar os corpos, a fim de não incomodar ou apavorar os pacientes que ainda estavam vivos. Vozes desencarnadas e figuras foram ouvidas e vistas nestes túneis. Fantasmas e sons de crianças brincando no prédio também fazem parte do elenco sombrio dos prédios. Diz-se que uma enfermeira foi assassinada por um paciente e ela ainda vagueia pelos corredores.

Talvez o que cause mais medo ao se estar em um local como este seja a falta de respostas básicas, talvez o mais assustador sejam as lendas que envolvem lugares assim, talvez seja apenas o nosso desejo inconsciente de transcender a realidade. Queremos acreditar que o mundo sobrenatural existe, queremos sentir que fazemos parte de algo maior, algo oculto atrás de cada porta entreaberta, esgueirando pelas sombras, esperando apenas para agarrar-nos pelo tornozelo em nossas distrações. Seja como for provavelmente não é medo o que sentimos, mas sim prazer, um tipo sombrio, soturno e controverso de prazer.
Para aqueles que enxergam o mundo em escala de cinza lugares abandonados serão sempre um lar convidativo.   

27 de agosto de 2011

Os Bizarros Móveis de Michel Haillard

Você já entrou em uma dessas lojas de móveis e teve a sensação de que nada ali te agradava? Se o seu gosto for, assim como o meu, um pouco mais exótico, com certeza vai achar esses móveis muito interessantes. Eles são obra do francês Michel Haillard e tem inspirações em animais e insetos.
Dê uma olhada nesses móveis e pense se combinariam com sua casa.




















22 de agosto de 2011

Pietro Carnesecchi e o purgatório

A postagem abaixo foi baseada em uma resposta minha à um comentário feito sob o post Purgatório. Achei que seria interessante ampliar o contexto histórico da crença no purgatório no passado.

Retrato de Pietro Carnesecchi.
Pintura realizada por Domenico Puligo.
1527
"Pietro Carnesecchi, nascido em Florença no início do século XVI, progrediu rapidamente na carreira eclesiástica na corte do Papa Clemente VII, que o designou seu secretário particular. Contudo, sua carreira foi interrompida abruptamente quando o papa morreu. Mais tarde, ele conheceu nobres e clérigos que, como ele, aceitavam algumas doutrinas ensinadas pela Reforma Protestante. Em resultado disso, ele foi levado a julgamento três vezes. Condenado à morte, foi decapitado e seu corpo, queimado.
Na prisão, para quebrar sua resistência, ele foi torturado e deixado sem alimento. Em 21 de setembro de 1567, seu auto-da-fé solene foi realizado em Roma, na presença de quase todos os cardeais. A sentença de Carnesecchi foi lida para ele no cadafalso, diante da multidão. Depois que a sentença de Carnesecchi foi lida, fizeram que ele vestisse um sambenito, uma roupa de saco amarela pintada com cruzes vermelhas, no caso dos penitentes, ou preta com chamas e demônios, para os impenitentes. A sentença foi executada dez dias depois.

Por que esse ex-secretário do papa foi acusado de heresia? Os autos do processo do seu julgamento, descobertos no fim do século XIX, revelam que ele foi considerado culpado de 34 acusações, que correspondem às doutrinas que ele contestava. Entre elas estava o ensino do purgatório."

Fonte: Arquivos pessoais.

Diferentes tipos de sambenitos.
O da direita possui a imagem de chamas
e demônios indicando que o réu fora
condenado à morte

De fato o purgatório como um "dogma inquestionável" da igreja, não existe. Portanto amigo leitor, se você estava preocupado com seu futuro no outro mundo... pode ficar tranquilo! pelo menos para o purgatório você não vai.

Brincadeiras a parte lembremos que muitas das atuais crenças religiosas cristãs foram acrescentadas posteriormente aos ritos cristãos. Por exemplo, o natal já foi até mesmo reconhecido pela igreja como tradição "pós cristã", mas da mesma forma como hoje o natal tem um papel muito grande na sociedade - principalmente a sociedade ocidental - também naquela época a crença no purgatório tinha um forte apelo na sociedade e se engana quem pensa que as pessoas viam as execuções por heresia como um crime naquela época. Por este motivo acredito que o conhecimento histórico deste dogma é relevante, independentemente de nossas crenças. Aliás poucas pessoas são realmente capazes de questionar suas próprias crenças, Pietro Carnesecchi foi capaz.


21 de agosto de 2011

Dragões de Damir G Martin

Você gosta de dragões? No caso de Damir Martin a resposta certamente é SIM. Algumas das obras deste fabuloso artista residente na Croacia podem ser vistas abaixo.






















20 de agosto de 2011

Siouxsie And The Banshees


Siouxsie and the Banshees foi uma banda de rock britânica formada em Londres em 1976. A base principal do grupo era a parceria nas composições de Siouxsie Sioux (vocal) e Steven Severin (baixo). a banda também incluía Sid Vicious e Marco Pirroni. Alguns críticos consideram como a banda de pós-punk mais importante a surgir no cenário britânico de música. A banda se separou em 1996 em meio a um crescente número de desentendimentos entre Siouxsie e Severin. Entre seus principais sucessos destacam-se as canções "Hong Kong Garden", "Happy House", "Christine", "Spellbound", "Peek-a-Boo" e "Kiss Them For Me".
A primeira apresentação com a formação original, foi no Punk Festival, em 20 de setembro de 1976, no 100 Club, em Londres. A banda tocou somente covers como "Twist And Shout" (dos Beatles), "Knockin' On Heaven's Door" (do Bob Dylan) e uma versão de cerca de vinte minutos de The Lord’s Prayer, que agradara somente a um dos assistentes de Malcom McLaren, empresário do Sex Pistols, que se encontrava na platéia. Logo após a apresentação, foram convidados a acompanhar o Sex Pistols como banda de abertura em uma turnê pela Inglaterra.
Para substituir Vicious e Pirroni, entram Kenny Morris (baterista) e John McKay (guitarrista), o que deixou a formação estável nos 2 primeiros discos da banda até o fim de 1979.
 
O último álbum da banda, foi também aquele que marcaria o fim da banda e veio em 1995, The Rapture, produzido por ex-Velvet Underground, John Cale. O lançamento foi seguido por uma grande turnê mundial.
Mas foi em 1996 que veio o encerramento das atividades, após 20 anos de carreira, que coincidiu com a volta do Sex Pistols. No comunicado em que declaram o fim da banda, Siouxsie afirma: Como a indústria musical prepara-se para reviver os primeiros anos do punk, quando confundiam os oportunistas com os protagonistas e assinavam contrato com qualquer coisa com um alfinete de fralda que pudesse cuspir, Siouxsie and The Banshees gostariam de dizer "Obrigado e Adeus."





A influência de Siouxsie And The Banshees se estende à diversas bandas de rock, entre elas pode-se citar U2 e The Smiths. O guitarrista Johnny Marr declarou que John McGeoch foi uma influência para ele. Artistas como Tricky, Massive Attack e LCD Soundsystem não cansam de mencionar Siouxsie and the Banshees como uma das suas principais influências.




Siouxsie And The Banshees - Nocturne 1983 DVD


Tamanho do arquivo: 689mb
Duração: 1Hora e 15 Minutos 


Tracklist:

1 - Israel
2 - Cascade
3 - Melt!
4 - Pulled To Bis
5 - Night Shift
6 - Sin InMy Heart
7 - Painted Bird
8 - Switch
9 -  Eve White / Eve Black
10 - Voodoo Dolly
11 - Spellbound
12 - Helter Skelter

19 de agosto de 2011

Divulgação do livro Mercurius

Um jovem descobre que sua família guarda segredos antigos; um homem foi morto e outro está desaparecido. Envolvido em uma teia de filosofias antigas, seres do Mundo Outro e provavelmente caçadores que se alimentam de sangue, ele luta para saber quem é e o que deve fazer.

Esta é uma sinopse de Mercurius  escrito por Afonso Jr. Ferreira de Lima a quem já dediquei outra postagem há algum tempo. Para todos aqueles que apreciam contos nacionais esta é mais uma dica.

Mercurius

de

Afonso Jr. Ferreira de Lima


Primeira Parte


Pobre diabo,
que hás-de tu dar-me? (...) Tens iguarias
que não matam a fome; oiro que fulge,
mas que igual ao mercúrio, escapa aos dedos (...)
O que eu preciso,
se o tens, são frutos a pender de copa
sempre frondosa, e que antes de apanhados
não tenham já por dentro o podre e os vermes.
Goethe, Fausto.

Afonso Jr. Ferreira de Lima
Pensei: “Adormeço”... Agora eu estava em um trem, tentando fugir para a fazenda do meu avô, no sul, de alguma coisa que nem eu sabia o que era. Como se todo o mundo fosse escuro, sombrio, silencioso e estivesse envolvido nas sombras da noite. A paisagem, um cinza frio que transformava árvores secas, pedras pontiagudas e pássaros solitários em uma grande ruína abandonada. Nuvens pesadas pareciam prestes a atacar com raio e tempestade.
O que eu vira? Estava atacando uma mulher? Haveria mesmo seres que se alimentavam de sangue? Eu lia desde criança histórias sobre cadáveres descobertos intactos em suas tumbas, terra revirada sobre os túmulos, caixões encontrados abertos, unhas e cabelos que crescem depois da morte, corpos com sangue na boca e famílias que morreram logo após a partida de um ente querido. Meus desenhos estranhos assustaram professoras sucessivas.
Não ajudava a humilhação diária que sofria, “sabetudo”, “filhinho-de-papai”, “bicha”, “rato-de-biblioteca”, porque, além de calado, não gostava do futebol. “É rico, mas não tem mãe” - uma garota falou uma vez. Sorte ter um amigo, Jonas – bem inteligente. Eu sempre tive uma imaginação indomável, mas dizia agora a mim mesmo: “há um limite”. Minha psicóloga achava que eu era ao mesmo tempo adulto demais e fugia para a fantasia para evitar as dores da realidade. Que realidade?
Lorde Kevin, o grande industrial amigo de meu pai, era para mim uma figura assustadora: desde criança eu imaginava vê-lo ao lado de minha cama, na minha janela ou pousado na árvore à frente de meu quarto, em uma espécie de realidade paralela na qual eu tentava me mover e não podia. 

Afonso Jr. Lima, 2011 - Clube de Autores
ALGUNS LINKS PARA O AUTOR
 Alguns Contos, de 2006.


Dramaturgia Contemporânea.
http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?art=1&autor_id=58


Cronópios - Contos:
http://www.cronopios.com.br/site/prosa.asp?id=5078

http://hqdapaz.blogspot.com/