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31 de janeiro de 2011

Screamin Jay Hawkins o feitiço do Rock

Nascido Jalacy J. Hawkins em 18 de julho de 1929, em Cleveland, OH; morreu em 12 de fevereiro de 2000, em Neuilly-sur-Seine, França, casado seis vezes, pai de (aproximadamente) 57 crianças. Screamin 'Jay Hawkins foi precursor de alguns dos mais exóticos atos do rock da parte final do século. Hawkins, com sua combinação especial que os críticos por unanimidade, chamaram de "choque e horror" ao mesmo tempo entretia os perplexos e estupefatos fãs do Rock com imagens de vodu, evocando a morte, as cabeças encolhidas e ossos chocalhando em efeitos sonoros. Maior que a vida, Hawkins atingiu estatura lendária, aprendendo a tocar piano e ler a música como uma criança e, finalmente, estudar ópera em emulação de seus ídolos Paul Robeson e Enrico Caruso. Em última análise Hawkins encontrou seu nicho de carreira em 1950, onde o rock and roll com a sua voz de formação clássica baixo-barítono. Cantando, ele conjurou imagens fantasmagóricas no palco e em seus discos.

Hawkins foi adotado de um orfanato aos 18 meses de idade e criado por uma família indígena da tribo Blackfoot. Hawkins foi um prodígio de diversas formas, desenvolveu a sua educação musical muito jovem. Ele simplesmente aprendeu sozinho a tocar piano quando criança, e ler música habilmente aos seis anos. Aos 14 anos ele aprendeu a tocar saxofone. Quando adolescente adotou o boxe profissional como esporte, ganhando um campeonato Luvas de Ouro em 1943, ele também participou do Conservatório de Música de Ohio, entregando-se ao desejo ardente de estudar ópera. Ele saiu da escola em 1944 e se juntou ao esforço de guerra, se alistando no Exército dos Estados Unidos. Durante sua excursão do dever, ele foi designado para entreter as tropas como um membro dos serviços especiais. Ele foi levado como prisioneiro de guerra, após uma aterrissagem de pára-quedistas ao largo da ilha de Saipan.

Hawkins continuou a boxear e ganhou um campeonato do middleweight no Alasca, em 1949, e embora em 1950 ele tenha abandonado o seu interesse no esporte estava decidido a seguir na carreira musical como pianista de blues. Na mesma época, ele mudou seu nome para Screamin 'Jay, um apelido inspirado quando uma fã entusiasmada em West Virginia gritou, "Scream, baby!" Em 1952, dispensado do serviço militar, Hawkins encontrou emprego como motorista para jazzman Tiny Grimes e eventualmente se juntou a 'banda, The Rockin' Grimes Highlanders, como vocalista e pianista.
Hawkins chegou a tocar piano com a banda de Fats Domino's, em 1954, até que os problemas surgiram entre Domino e Hawkins. Hawkins enfim assinou com Okeh Records em 1955 e gravou seu primeiro hit, "I Put A Spell On You". A canção, uma lamentação de amor não correspondido, foi escrita no tom de uma balada. Hawkins, no entanto, gravou a composição em meio a uma farra de bêbados que resultou na inclusão de berros, gritos, e outros efeitos sonoros bizarros. Ele alegou, na verdade, que a extensão de sua embriaguez era tal que, ao ouvir a versão gravada do disco, ele não tinha nenhuma lembrança da sessão de gravação. Surpreendentemente, a gravação original, para todas as suas insanidades, foi extremamente inibidos em contraste com uma versão posterior da canção gravada pela Columbia Records no ano seguinte. Ambas as versões foram editadas para a execução nas rádios, com os efeitos de som de ossos chocalhando retirados da gravação, como ruídos considerados muito ofensivos e reminiscentes da cultura antropofágica.

Foi o popular disc jockey Alan Freed da cidade de Nova York que, inspirado no comportamento disparatado de áudio de "I Put A Spell On You", que surgiu com os truques elaborados, que vieram a ser associados com o desempenho de Hawkins marca registrada do estilo. Freed pagou Hawkins generosamente para fazer a sua entrada em cena em um caixão e escalar as imagens de horror durante a execução. O ato de Hawkins evoluiu para um show de horrores. Ele foi levado ao palco dentro de um caixão em chamas decorado com peles de zebra, muitas vezes, vestido como um vampiro. Outros adereços variados e parafernália incluía um crânio com seu cigarro em um bastão, carinhosamente apelidado de Henry, com as chamas subindo da cabeça. explosões de ignição eléctrica pontuavam o ato, e Hawkins sofreu queimaduras graves em mais de uma ocasião durante as performances espetaculares. Hawkins levou sua imagem aos extremos. Às vezes, ele apareceu com um osso no nariz, vestido de tanga e carregando uma lança e um escudo, ou com um turbante. Essas palhaçadas serviram para aumentar sua popularidade, mas levou a críticas de facções conservadoras. A Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) expressaram insatisfação, preocupados que as ilusões "trashy" canibal poderiam tornar-se associado com a população Afro americana. Na ocasião shows Hawkins eram condenados, não só pelas mães, reclamando do mau gosto, mas até mesmo pela Associação Nacional de Caixões, insistindo em que Hawkins zombava dos mortos. Apesar das intromissões nos efeitos especiais da música e mesmo na ausência de ossos chocalhando, efeitos sonoros, que foram retirados integralmente do lançamento nos Estados Unidos de "I Put A Spell On You", a gravação vendeu mais de um milhão de cópias.

Na esteira de tal controvérsia, Hawkins admitiu que o desempenho, especificamente pela entrada do caixão, lhe deu arrepios. Apesar de sua remuneração de US $ 2.000 para uma performance, ele encontrou-se incapaz de prosseguir com seu ato, sem a assistência de álcool e drogas. Hawkins como resultado desenvolveu uma dependência da substância ao longo do tempo. A novidade das performances inspiradas de vodu teve um pico em 1950, e pelo início dos anos 1960, a popularidade do ato de Hawkins diminuiu. Ele continuou a realizar, em grande parte turnês na Europa, onde manteve uma sequência entre multidões de vanguarda, especialmente na Inglaterra. Ele atuou com freqüência na Ásia e no Havaí e excursionou em bases militares para entreter os soldados dos Estados Unidos. Em torno desse tempo Hawkins mudou para o Havaí. Entre seus discos de sucesso durante os anos 1960 estava "I Hear Voices", lançado em 1967. Hawkins e seu estilo, assustador gritando ganhou uma reputação como "horror divertido."

Suas turnês na Europa, Havaí, e Nova York prosseguiram em 1970, e em 1974 Hawkins conseguiu vencer a sua dependência de álcool e drogas. O seu "feitiço" canção entretanto experimentou um renascimento, e foi gravado pelo jazz e vários astros do rock, resultando numa receita de royalties substanciais para Hawkins. Hawkins colaborou informalmente com os Rolling Stones e, em 1980, realizou o ato de abertura para os Rolling Stones em um grande concerto no Madison Square Garden. Também durante a década de 1980 Hawkins trabalhou no clube Palomino em San Fernando Valley, onde ele ganhou uma reputação macabra entre seus amigos porque ele manteve seu caixão suporte em sua cozinha ao lado da geladeira, como um armário improvisado.

Em 1978, Hawkins apareceu como a si mesmo no filme American Hot Wax , um docu-drama sobre o disc jockey Freed. Mais tarde, em 1984, a gravação de "Spell" de Hawkins foi incorporada a trilha sonora do filme cult Stranger Than Paradise por Jim Jarmusch, e mais uma vez "Spell" (feitiço) experimentou um ressurgimento da popularidade. Em 1990, Hawkins apareceu como um estranho e excêntrico gerente de hotel em Jarmusch Mystery Train, e o filme de 1991 Rage in Harlem incluía uma cena em que Hawkins cantou "Spell". Hawkins também interpretou o personagem Reggie na produção de Vicente Gomez Andres, Perdita Durango, em 1997. A brutalidade horrível, e sobretons de vodu era ao mesmo tempo bizarro e muito típico da pessoa que era Screamin Jay Hawkins.
Em 1990, Hawkins organizou e estrelou em uma banda chamada The Fuzztones, que excursionou pelos Estados Unidos e Europa. Também durante a década de 1990 ele assinou com o Demon Records e lançou algumas gravações diversas, incluindo "Heart Attack and Vine". Ele fez comerciais no Japão, onde sua popularidade era imensa, e no final de 1990 ele se mudou para Paris, França. Hawkins morreu na clínica Pave Ambroise, no subúrbio parisiense de cirurgia de aneurisma de Neuilly-sur-Seine, após posterior falência de órgãos em 12 de fevereiro, 2000. Era seu desejo que seu corpo fosse cremado, porque ele tinha estado em "muitos caixões malditos." Além disso, ele deixou instruções para que as suas cinzas fossem espalhadas no oceano. Hawkins, que foi casado com uma estimativa de seis vezes e pai de um número incontável de crianças, 57 por sua própria estimativa. Uma busca por suas dezenas de crianças foi realizada após sua morte, em um esforço para fornecer encerramento.
Entre os muitos que elogiaram Hawkins com admiração está Chris Morris, que lembrou da carreira do cantor e de sua "loucura" como seu distintivo musical. Os críticos e observadores, em retrospectivas do rock and roll, creditam à Hawkins seu estilo único que antecedeu artistas posteriores com toques góticos, incluindo Kiss, Marilyn Manson, Alice Cooper e Black Sabbath.

29 de janeiro de 2011

Música Clássica

Na cultura obscura, a música clássica é uma referência que se combina com outros estilos. Sua influência é notada entre estilos como Ethereal e Metal e entre artistas que buscam uma maior sofisticação na sonoridade através de violinos, cellos, vocais sopranos e tenores, piano e cravo, por exemplo. Assim, buscam inspiração em compositores de diversas fases como Mozart, Beethoven, Chopin e Strauss.
De acordo com Allan Christian a música clássica tem grande influência no mundo do Rock, segundo ele:

"... Desde a “Ars Nova” de Philippe de Vitry e Guillaume de Machaut, até a “Música Nova” de Brian Ferneyhough e Flo Menezes, abrangendo um período de aproximadamente 700 anos da história da música, podemos encontrar direta influência sobre a música popular, dentro e fora do Rock ou Heavy Metal. [...]
Se partirmos cronologicamente da música renascentista, já podemos encontrar a abertura (Crossing) do álbum Holy Land, da banda Angra, sendo essa, uma peça coral do compositor italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594), período de explendor do contraponto modal.
Influenciada pela música do período Barroco, podemos citar grande parte da obra do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, ou mais especificamente a canção Black Diamond, da banda finlandesa Stratovarius, que tem em sua introdução um “Pedal Point”, além da presença do Cravo, um instrumento tipicamente barroco. É realmente inegável a presença da sonoridade barroca de Händel, Bach e companhia no Heavy Metal. ..."





















Algumas das referências de compositores da música clássica que influenciaram a música que é apreciada pela cultura obscura são: Mozart, Beethoven, Chopin e Strauss.

Sites de referência: hardblast.com
spectrumgothic.com

Fontes das imagens: historiadomundo.com.br;  A Utopia do Direito

28 de janeiro de 2011

NOVA PÁGINA EM BREVE

Depois de ter publicado uma página com o link para a RÁDIO OBSCURUM estou agora preparando outra página como complemento das postagens referentes à música. Nesta página vou disponibilizar links para os sites oficiais das bandas ou outros links relacionados aos grupos musicais. Faltam alguns ítens, mas em breve a nova página será publicada. 

New Age

O New Age, que significa literalmente Nova Era, pode ser considerado um movimento artístico-espiritual surgido na década de 60, composto por diversas crenças orientais. O estilo musical New Age também se caracteriza pela influência da música oriental. Porém, não se resume a isso. O New Age se subdivide em vários segmentos que possuem referências da música erudita e folclórica européia, por exemplo.
A sonoridade do New Age é suave e orquestrada. Possui melodias lentas muitas vezes interpretadas através do canto lírico, corais de vozes, sintetizadores e bases eletrônicas.
Como estilo associado ao gosto obscuro pela música podemos dizer que o New Age é "bastante" suave, mas ainda assim a presença dos referenciais folclóricos servem como elo entre o estilo musical e o lado obscuro da música. Como já dito em outras postagens o universo sombrio pode ser bastante amplo e abarcar em seu espectro diversos gostos. 

Três das referências musicais do New Age são: Era, Enigma e Enya.

17 de janeiro de 2011

Gothic Rock

No Gothic Rock, o instrumental composto por guitarras, baixo, bateria, sintetizadores e teclados produz sons assombrosos, arrematados por letras sobre religião, morte e amor. Os vocais característicos são graves. O Gothic Rock foi a primeira forma de música que pôde ser rotulada de Gótica, embora a Música Obscura sempre tenha existido como, por exemplo, em: O Fortuna de Carl Orff, the song Gloomy Sunday etc. Essas bandas surgiram no final dos anos 1960, mas o termo gótico não era atribuído a elas até bem mais tarde. A expressão Gothic Rock só foi usada pela primeira vez no final da década de 70 para classificar bandas que também eram rotuladas como pós-punk. Mas suas influências não estavam limitadas ao punk. Neste momento, bandas que posteriormente seriam classificadas como Death Rock ainda eram chamadas de Gothic Rock. Assim, a fronteira entre o Death Rock e o Gothic Rock não são muito nítidas.
O Gothic Rock também tomou emprestado de movimentos literários tais como o Horror Gótico, o Romantismo, a filosofia existencial e a construção política do niilismo parte de suas características mais marcantes. Estas bandas também foram influenciadas por nomes como David Bowie e os movimentos dadaísta e surrealista. Muitos fãs de rock gótico primitivo estão abraçando um reflorescimento do Death rock, como um retorno à música original e modas do rock gótico.

Algumas das principais referências do Gothic Rock são:
Bauhaus, Joy Division, Siouxsie and The Banshees, Rozz Williams, Shadow Project, Fields Of The Nephilim, Christian Death, The Sex Gang Children, Alien Sex Fiend, The Sisters of Mercy, Southern Death Cult, And Also the Trees, Rosetta Stone, Bella Morte, The Church, Eva O, Gitane Demone, Gloria Mundi, Gene Loves Jezebel, Mephisto Walz, Miranda Sex Garden, Virgin Prunes, The Doors, David Bowie, The Velvet Underground.


Sites de referência:
platypusart.com ;

spectrumgothic.com.br ;

wordiq.com

12 de janeiro de 2011

Dark Wave - Medieval Renascentista

As vozes angelicais com fortes influências da música clássica* são uma tônica deste estilo musical. Já dentro do contexto da música popular o termo 'neoclássico' é frequentemente usado para se referir à esta música influenciada pela música clássica que incluem elementos da música barroca, clássica, romântica e impressionista. possui uma qualidade melancólica, visionária e, por vezes, nostálgica. Um outro termo aplicado a este estilo é "Neoclassical Dark Wave" nele se faz uso extensivo de elementos orquestrais tais como instrumentos de bronze, órgãos e sintetizadores.
Quando relacionada à música consumida na cultura obscura, o termo Medieval pode referir-se à música do período medieval (principalmente da Baixa Idade Média no período de transição para a Renascença) ou ao estilo produzido por bandas e artistas contemporâneos que se inspiram na música medieval.

A música do período medieval é caracterizada, inicialmente, por melodias vocálicas sem acompanhamento instrumental, que fluem livremente desenvolvendo-se com suavidade e ritmos irregulares. Posteriormente, surgiu a polifonia e o acompanhamento de instrumentos como flautas, tambores e instrumentos de corda. Estas variações podem ser associadas tanto à musica medieval religiosa como a música medieval profana.

A música produzida atualmente que é inspirada no período medieval traz, além das características da música medieval de várias fases, também experimentalismos eletrônicos que, algumas vezes, flertam com Ethereal. Alguns artistas tendem a buscar uma sonoridade autêntica da época, enquanto outros produzem músicas com instrumentação mais complexa soando mais "pop".



*Para esclarecer é bom lembrar que quando falamos em música, mesmo aquela produzida na Renascença, usamos o termo "clássica" ou "música clássica".
Como a música produzida pelos gregos e romanos (civilizações clássicas referência do Renascimento) não pssuía partitura não era possível criar, na Renascença, uma "música neoclássica" por isso no Renascimento a música era "clássica" e não "neoclássica", diferentemente da arquitetura, por exemplo, que é neoclássica, pois a arquitetura "clássica" já possuía seus fundamentos estabelecidos desde a Antiguidade.
Abaixo algumas das referências dentro do estilo:
Mediaeval Baebes, Ataraxia, Arcana, Love is Colder Than Death (Neofolk), Ashram, This Ascension, Faith and the Muse (uma mistura de estilos), Emilie Autumn (uma mistura de estilos), Autumn Tears, Mirabilis (Neofolk), In the Nursery, Stoa, Dark Sanctuary, Qntal (Neofolk), Will, Ophelia’s Dream, Pax Hominibus, The Terror Twins, Fairyland, AngelZoom, Die Verbannten Kinder Evas, Elend, Dargaard (Neofolk), Gothica, Rajna, Arcanta, Chaostar.
Fontes: site spectrumgothic.com.br ;
site platypusart.com

9 de janeiro de 2011

Metal

Várias subdivisões do Metal são apreciadas na cultura obscura. Entre elas, podemos citar o Gothic Metal - também conhecido por alguns como Heavy Goth - o Doom Metal, o Metal Lírico ou o Metal Sinfônico. Há diversas características comuns entre estes estilos; a mais presente é a utilização de elementos de música clássica, como violinos, pianos, flautas e vocalização lírica. Estes itens combinam-se com as características mais comuns do Metal: guitarras graves, vocais urrados e variação rítmica. Além de letras que abordam o folclore do país natal da banda, ou referências de obras literárias, arcaísmos e expressões em latim, por exemplo.
Algumas bandas destes segmentos podem ter sido influenciadas pelas bandas do Gothic Rock oitentista e do Doom da década anterior. Além disso, é muito comum serem classificadas também em outros estilos.

Abaixo algumas das bandas que podem ser enquadradas nestes estilos: 
Type O Negative, Tapping the Vein, Emilie Autumn, Rammstein, Marilyn Manson (Death Glam rock), kHz, Xandria, Evanescence, A Perfect Circle, Korn, Within Temptation, Lacuna Coil, Carfax Abbey, TOOL
Nightwish, Cradle of Filth, Mighty Sphincter, Tristania, Reflexion, Macbeth, Slipknot, AC/DC, Blutengel, Satyricon

(É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE NEM TODAS AS CLASSIFICAÇÕES SÃO DEFINITIVAS, POIS DETERMINADAS BANDAS PODEM TRAFEGAR PELOS DIFERENTES ESTILOS. POR ISSO SE VOCÊ VIR ALGUMA DAS BANDAS QUE VOCÊ GOSTA E ACHAR QUE ELA ESTÁ COLOCADA NO LUGAR ERRADO É SÓ LEMBRAR DESTE DETALHE)

Fontes: sites spectrumgothic.com.br;
(imagens) platypusart.com

7 de janeiro de 2011

Industrial Music

Apesar de muitas vezes serem classificados sob um mesmo rótulo, originalmente, E.B.M (Eletronic Body Music) e Industrial são estilos diferentes. Porém, é muito comum que bandas que sejam enquadradas num destes segmentos transitem livremente para o outro, e a fronteira que os diferenciam esteja cada vez mais sutil.

Ambos surgiram na década de 70 e suas bases recorrem ao experimentalismo eletrônico. Inicialmente, o Industrial utiliza-se de objetos de uso cotidiano para produzir as músicas. Não havia uma preocupação com características básicas, como melodia e harmonia. Ao longo dos anos, tornou-se comum o uso de timbres eletrônicos; as músicas adquiriram uma sonoridade mais dançante e os estilos subdividiram-se em Industrial-Rock, Industrial-Metal e CrossOver, entre outros.

Música mecanizada para andróides com letras que questionam o mundo ao seu redor. Muitas bandas Industrial tem letras sobre os males do mundo, como a crueldade animal e ciência questionável. Ela evoca imagens de um mundo futurista ou pós-apocalíptico onde o pensamento independente é evitado e os seres humanos estão perto de serem andróides. A música industrial é frequentemente combinada com performance de arte. Algumas das inspirações da música Insustrial foram: Friedrich Nietzche, Surrealismo e os escritos de Marquês de Sade.



Algumas das referências da Industrial music são: Cabaret Voltaire, Skinny Puppy, Leæther Strip, Front 242, Frontline Assembly, Project Pitchfork, Throbbing Gristle, Download, Nine Inch Nails, Android Lust, Das Ich, Rammstein, Marilyn Manson (Goth Glam rock), Snake River Conspiracy, Collide, Gravity Kills, Kraftwerk, Einstürzende Neubauten, Bigod 20, Wumpscut, Haujobb, Coil, Current 93, Nurse with Wound, Psychic TV, Attrition, KMFDM, Meat Beat Manifesto, Foetus, Stabbing Westward, Orgy, Clock DVA, Chris &, Cosey, Filter, Lustmord, Kidneythieves, Zoviet France, Lou Reed (apenas o album Metal Machine Music).


Fontes: site spectrumgothic.com.br ;
platypusart.com

5 de janeiro de 2011

Madalina Iordache-Levay

Nesta postagem trago um pouco do belíssimo trabalho fotográfico de uma artista que consegue fazer verdadeiras mágicas com as imagens. Embora nem todas as imagens estejam dentro do que normalmente classificaríamos como obscuro ou sombrio, é inegavel que seu trabalho consegue agradar aos amantes do universo sombrio.

Madalina Lordache-Levay nasceu na Roménia, em 1982. Ela cresceu junto a pintura e aos desenhos, e então, segundo a própria artista, teria traído as imagens por palavras, quando na universidade se dedicou ao jornalismo. nesta ocasião a artista veio a descobrir a fotografia e arte digital. Ela mora e trabalha em Fort Lauderdale, na Flórida onde é designer gráfica na BrightPink Studio e artista representada pela James Schot Gallery.


Suas imagens iniciam e terminam como fotografias. "Cada imagem é composta de muitas fotografias, combinadas para criar uma imagem que não é a gravação documentária mas um quadro em uma história, um instantâneo de uma imagem iluminada pela imaginação, pela memória, pelo pensamento." Ela usa "técnicas modernas (processamento) para alcançar estes resultados, alguns dos quais são semelhantes aos processos de câmara escura, outros - com recorte e colagem de compilação, e outros - com a pintura e desenho. Cada imagem é esboçada, pesquisado e planejado em detalhes antes de fotografar. O pós-processamento é uma fase longa que leva muito mais habilidade, determinação e energia. Cada imagem pode levar de semanas a meses, desde a concepção até os detalhes finais. O resultado é uma imagem com qualidade fotorrealista e a sensação de uma pintura." (palavras da artista).

Abaixo algumas das obras de Madalina Iordache-Levay.











































































Gostou do trabalho dela? Então acesse o seu website: madyiordache.com

2 de janeiro de 2011

Dark Ambient ou Dark Atmospheric

Neste início de ano inicío também uma nova série de postagens aqui no blog, nesta série venho trazendo um pouco da música apreciada por todos aqueles que se identificam com o ambiente obscuro.

Não há uma linha muito nítida que divida estes estilos. A semelhança é tanta que alguns até os consideram sinônimos. Também, a sonoridade muitas vezes se confunde com o Ethereal.
No Dark Ambient/Atmospheric o instrumental é delicado, com timbres eletrônicos que simulam violinos, sinos e efeitos diversos, como sons da natureza.
Surgindo entre os anos de 1980 e 1990 onde a música passou por grandes evoluções em termos de novas tecnologias para a criação, desenvolvimento e modo da fazer a música. Sua música traz um tom obscuro, denso, enigmático, desconcertante e oculto. Dark Ambient sendo um subgênero da Música Ambiente tem como característica a diversidade (apoiando-se em estilos como: Música Industrial, Noise, Darkwave, Black Metal).
Há também as bandas que utilizam instrumentos de música erudita, como violinos, cellos e flautas, compondo assim uma sonoridade mais orgânica, considerada neoclássica. Há a influência de música folclórica e os vocais, geralmente, são baseados no canto lírico. Como no Ethereal, muitas músicas soam melancólicas, com uma "tristeza passiva".

Algumas das referências deste estilo são: Aphex Twin, Boards of Canada, Coil, Graeme Revell, Chris Vrenna, Amber Asylum, Hexentanz, William Orbit, Brian Eno, Tangerine Dream, Lustmord, Zoviet France, Nocturnal Emissions, Nurse With Wound, Controlled Bleeding, Autopsia, Lull, Aythis, Daniel Menche, Arcana, Delerium, Dargaard, Death In June, Hieronymus Bosch, Velvet Cacoon, Nine Inch Nails, How to Destroy Angels, Darkspace, Dead Voices on Air, Dark Sanctuary, Sunn O))), Black Tape for a Blue Girl, Soul Whirling Somewhere, Steve Roach, NASA - Symphonies of the Planets, Autumn Tears, Lost Pieces, Noite na Taverna, Necronomusick, Ambientescuro e Dark Ambient.


Fontes: site spectrumgothic.com.br; pt.wikipedia.org Fonte das imagens: platypusart.com