Dunsany também fora grande aficionado por partidas de xadrez (o qual foi grande campeão) tendo inventado em 1942 o "Xadrez de Dunsany" e enfrentado o cubano GM Capablanca. Além disto apreciava cricket e tênis.
Páginas
27 de agosto de 2010
Vida de Lord Dunsany
Dunsany também fora grande aficionado por partidas de xadrez (o qual foi grande campeão) tendo inventado em 1942 o "Xadrez de Dunsany" e enfrentado o cubano GM Capablanca. Além disto apreciava cricket e tênis.
21 de agosto de 2010
O Nazismo e Suas Inspirações Ocultas 1ª parte
Geralmente quando falamos em nazismo vêm à nossa mente aquelas típicas imagens de filmes tais como A Lista de Schindler ou imagens de documentários que tenhamos visto na televisão, numa visão bem política do tema. O que talvez passe um pouco despercebido é a relação que existia entre o nazismo e ideologias ocultas e mitológicas e para tanto decidi postar algo referente ao tema “nazismo e ocultismo” fazendo uma breve menção à Lança de Longinus e o Santo Graal.
Hitler teria fundado um império proposto há durar mil anos, ainda que poucos tenham percebido o quanto ele estava baseado em uma ideologia e um ocultismo estranho. Um dos principais patrocinadores foi um homem de imenso poder, Heinrich Himmler (foto ao lado), Fuhrer da SS chefe da Gestapo. Himmler gostava do livro de Rahn e estava fascinado pelo graal.
Segundo o professor e historiador Karl Hüser “A idéia de que o graal tenha sido emprestado em Thule-Gesellschaft, dos teósofos e antropósofos e que foi transferido para Viena sob Hitler e, mais tarde sob Himmler ambos, que não tinham muita educação intelectual se confundiram em alguma forma popular (lenda urbana?). Mas, os dois gostavam de se ver neste contexto.”
Em Wewelsburg, “seu castelo secreto da távola redonda” onde os doze melhores do seu mais secreto círculo se reuniam para planejar o futuro.
Ao redor de um Sol negro, com doze raios estilizados na forma de braços de suástica, os escolhidos de Himmler planejavam o futuro oculto do nazismo. Wewelsburg iria liderar um enorme centro da SS com a forma da Lança Sagrada (Lança do Destino, Lança de Longinus*) como aquela que perfurou o flanco de Cristo.
O Extersteine é um local de culto onde os nazistas achavam que o dragão era YHWH (Jeová), o maldoso criador do mundo que ameaçava um Cristo gnóstico. Mas, o que Himmler gostava no livro de Otto Rahn era encontrar gnósticos rejeitando o Deus judeu, ou poderíamos dizer "um Deus judeu", do antigo testamento e tomando as rédeas da Igreja.
15 de agosto de 2010
Sexta feira 13
EM QUASE toda a parte da terra, a superstição controla a vida de muitas pessoas. Ao passo que muitos ocidentais acreditam que uma ferradura ou um pé de coelho os proteja, muitos africanos levam no pescoço um gris-gris (amuleto) para proteger-se de espíritos maus. Pela mesma razão, também amarram um cordão protetor no pulso dum bebê novo (alguma semelhança com costumes locais?).
Pessoas que vivem a beira-rio acreditam em sereias, chamadas Mami Wata (Mãe-d’água) na República Centro-Africana. Estas são imaginadas como tendo cabelos louros e compridos, e crê-se que seduzem as pessoas a se aproximar da água, de modo que possam agarrá-las e afogá-las. Alguns tiram proveito dessa crença. Lançam sacrifícios no rio para incentivar Mami Wata a agarrar seu inimigo a próxima vez que ele vier a margem do rio.
Importantes na superstição africana são o feiticeiro e o curandeiro. O feiticeiro local lança os nzeke (búzios) para ver o que o futuro reserva. O curandeiro fornece uma poção de amor para avivar o amor desvanecente dum cônjuge. Se um relâmpago cai perto duma pessoa, conclui-se que provavelmente alguém com quem ela discutiu contratou um feiticeiro para ajudá-lo a vingar-se.
Para os supersticiosos, acontecimentos casuais assumem significado agourento. Se uma serpente ou um camaleão cruzar seu caminho, corra para casa antes que algo de ruim lhe aconteça. Se uma ave porventura entrar voando em sua casa, alguém ali irá morrer. Se cachorros fizerem barulho anormal a noite, alguém está prestes a morrer, ou acaba de morrer.
Para pessoas instruídas, na África e em outras partes do mundo, tais superstições talvez pareçam desarrazoadas. Mas, que dizer de pessoas cultas que cuidadosamente evitam passar por baixo duma escada, cancelam uma viagem desnecessária na sexta-feira, dia treze, convidam alguém de última hora para evitar que treze pessoas se sentem à mesa de jantar, ou consultam seu horóscopo no jornal matutino?
8 de agosto de 2010
A vida de Edgar Allan Poe
downloads:
Uma descida no Maelström (edição bilíngüe port. ing. Trad. Silveira de Souza / PDF)
A Camuflagem (mascara) da Morte Escarlate PDF
Sombra - Uma Parábola (Edição bilíngüe port. ing. PDF)
Berenice (Edição bilíngüe port. ing. Trad. Silveira Souza. PDF)
O Espectro PDF
A Queda da Casa de Usher PDF
Willian Wilson PDF
O Corvo (trad. Machado de Assis / PDF)
O Gato Preto PDF
O Poço e o Pêndulo PDF
O Retrato Oval PDF
O Barril de Amontillado PDF
3 de agosto de 2010
Escritos "apócrifos" ou "ocultos"?
A palavra grega a·pó·kry·fos é usada no seu sentido original em três textos bíblicos como se referindo a coisas ‘cuidadosamente ocultas’. (Mr 4:22; Lu 8:17; Col 2:3) Conforme aplicada a escritos, referia-se originalmente àqueles que não eram lidos em público, portanto, ‘ocultos’ de outros. Mais tarde, contudo, a palavra assumiu o sentido de espúrio ou não-canônico, e atualmente é usada mais comumente para referir-se aos escritos adicionais declarados pela Igreja Católica Romana, no Concílio de Trento (1546), como fazendo parte do cânon da Bíblia. Os escritores católicos se referem a tais livros como deuterocanônicos, que significa “do segundo (ou posterior) cânon”, para diferenciá-los dos protocanônicos.
Esses escritos adicionais são Tobias, Judite, Sabedoria (de Salomão), Eclesiástico (não Eclesiastes), Baruc, 1ª e 2ª Macabeus, suplementos de Ester, e três adições a Daniel, com nomes diversos, tais como: Cântico dos Três Jovens, Susana e os Anciãos, e A Destruição de Bel e do Dragão. O tempo exato de sua escrita é incerto, mas a evidência indica uma época não anterior ao segundo ou terceiro séculos aC.
Evidência, entretanto, contra a Canonicidade destes escrito. Embora, em alguns casos, apresentem certo valor histórico, qualquer afirmação de canonicidade por parte destes escritos não dispõe de nenhuma base sólida. A evidência aponta para o término do cânon hebraico depois da escrita dos livros de Esdras, Neemias e Malaquias, no quinto século aC. Os escritos apócrifos jamais foram incluídos no cânon judaico das Escrituras inspiradas, e não fazem parte dele atualmente.